sexta-feira - 21/06/2019
Prefeitura presta assistência a morador de rua que ocupa espaço embaixo de viaduto
Por: Comunicação
Natural do estado de Alagoas, Avanildo foi identificado em situação de rua pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), através do Serviço de Abordagem Social de Rua. O trabalho conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social, entre outros. O acompanhamento está sendo feito também pelas equipes de saúde, por meio do Consultório na Rua.
“Realizamos a abordagem social pelo CREAS e ele também tem recebido a assistência do Consultório na Rua, onde são realizados encaminhamentos para exames”, informa Laura Pollyana, gerente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Segundo informações prestadas por Avanildo à equipe técnica, ele é andarilho há 5 anos e vive em situação de rua devido a conflitos familiares. “Também ofertamos acolhimento provisório, por meio da Casa de Passagem, mas ele optou por não ir. Houve ainda encaminhamento para retorno à cidade de origem”, explica a gerente, ressaltando que ele não manifestou interesse em retornar. As equipes também identificaram que Avanildo é beneficiário do Bolsa Família. “Lembrando que sempre respeitamos a autonomia dele e continuamos realizando o acompanhamento semanal por meio do CREAS”, complementa.
Aparecida Sousa, coordenadora do Consultório na Rua, relata que o atendimento ocorre há cerca de três meses. “Estamos fazendo visitas desde que ele chegou ao local. Já realizamos, inclusive, encaminhamento para exames odontológicos na UBS do bairro Ouro Negro, além de direcionar para que ele faça os documentos de identificação. Avanildo sempre diz que se sentiu acolhido em Mossoró”, informa.
De acordo com levantamento do Consultório na Rua, Mossoró conta com 95 pessoas em situação de rua atendidos regularmente.