terça-feira - 04/04/2017

Prefeitura prepara lançamento de campanha de vacinação contra febre aftosa para o dia 25

A Prefeitura Municipal de Mossoró já está nos preparativos para a realização de mais uma campanha de vacinação contra febre aftosa. A primeira etapa deve ser lançada no próximo dia 25 de abril.

A médica veterinária da Secretaria Executiva de Agricultura e Recursos Hídricos, Isadora Brasil, informa que o município vai adquirir 10 mil doses da vacina para distribuição gratuita em cada uma das duas etapas da campanha. Serão beneficiados os criadores com até 25 animais das localidades rurais e projetos de assentamento. Quatro equipes serão utilizadas na imunização do rebanho mossoroense.

A campanha será desenvolvida em parceria com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), que disponibiliza duas equipes de vacinação, e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que participa com estagiários dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Isadora Brasil destaca que a vacinação é imprescindível para manter o manter o RN como área livre de aftosa com vacinação. “O registro de caso de aftosa pode afetar as importações e prejudicar não só o estado, mas o país”, alerta.

A médica veterinária acrescenta que o objetivo do Ministério da Agricultura é tornar todos os estados em área livre de aftosa sem vacinação.