quarta-feira - 07/02/2024

Prefeitura participa da II Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia

Por: Solange Santos

Objetivando aprofundar o debate sobre migrações, refúgio, apatridia, a Prefeitura de Mossoró, juntamente com representantes da República Federativa do Brasil e do Estado do Rio Grande do Norte, participou da II Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR), realizada nesta quarta-feira (7), no auditório Elizeu Ventania da Estação das Artes.

“Nessa conferência temos a oportunidade de demonstrar mais sensibilidade e a importância da pauta. Basicamente trouxemos o apoio técnico, treinamentos, eventos e formações, como a etapa territorial da Comigrar, que faz com que melhore essa articulação, onde traz inovação e destrava projetos, ideias e parcerias do Governo do Estado com os municípios, especificamente com Mossoró, que os servidores daqui estejam preparados para atender a essa população”, enfatizou João Pedro Macedo, coordenador da política migratória da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habilitação e da Assistência Social do Rio Grande do Norte (SETHAS-RN).

“Essa conferência trouxe não apenas a Prefeitura de Mossoró, mas também a Prefeitura de Assú e a de Areia Branca, representando um momento histórico e único. Aqui representa o compromisso da parceria entre o Governo de Estado, Prefeitura de Mossoró e Governo Federal em prol dessa população que deixou há muito tempo de ser apenas notícia de filme e notícias que aconteciam em outros lugares, já é uma realidade nossa”, declarou Thales Dantas, presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN - CERAM/RN.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) oferta assistência aos migrantes que vivem no município por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs). Gerente do Sistema Único de Assistência Social, Suzaneide Ferreira relata sobre a importância dos debates estabelecidos na conferência.

“A finalidade dessa conferência é exatamente discutir estratégias políticas para pessoas, migrantes e refugiados. A Semasc tem buscado estar próximo a essa população, inserindo no Cadastro Único para poderem receber Bolsa Família e viabilizando uma alimentação complementar”, ressaltou.

Indígenas e venezuelanos que estão morando no município avaliam o debate com grande relevância e falam positivamente sobre o atendimento prestado pela Prefeitura de Mossoró a sua comunidade.

“A participação me parece importante, por incluir algumas coisas que podem melhorar a experiência que a gente tem tido para novos imigrantes, sinto que essa é uma ferramenta importante para podermos integrarmos a comunidade brasileira”, pontuou o venezuelano Ramón Orta.

“Sinto-me feliz e agradecido em morarmos aqui em Mossoró, fomos muito bem acolhidos. A Prefeitura nos ajuda a cuidar da nossa saúde, conseguimos educação para as nossas crianças e também recebemos cestas básicas. Estamos muito felizes em Mossoró”, concluiu o indígena Librando José, líder da tribo Guaral.