segunda-feira - 18/08/2025

Prefeitura participa da formatura do programa UERN 60+ com 30 idosos dos equipamentos da Semasc

Idosos assistidos em equipamentos da Semasc participam da formatura do programa UERN 60+.

Por: Solange Santos

Antônio Sousa (Secom/PMM) Antônio Sousa (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), participou da formatura de 30 idosos assistidos dos equipamentos Casa da Nossa Gente e Centro de Convivência do Idoso, do bairro Wilson Rosado. O evento faz parte do programa UERN 60+, idealizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Marwyla Lima - gerente da proteção básica da Semasc

“A UERN tem sido desde sempre uma grande parceira nossa, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Ela veio justamente com esse projeto do UERN 60+, aproveitando o nosso público de pessoas idosas, que hoje temos nos serviços de convivência mais de 600 pessoas idosas, e aí a gente está gradativamente fazendo e oportunizando junto com ela que todos os nossos usuários de serviços de convivência a partir de 60 anos possam ter acesso a esse programa”, declarou Marwyla Lima, gerente da proteção básica do município.

Cicília Maia - reitora da UERN

“A satisfação é imensa, a alegria não cabe no peito, porque nós enquanto universidade, a única universidade do Estado, socialmente referenciada, inclusiva e includente, esse momento reafirma o nosso compromisso social e também de desenvolvimento da cidadania por meio da educação. Então é um momento de fato que nós ficamos muito lisonjeados em saber que a nossa universidade está sendo cada vez mais acessada por esse público”, pontuou Cicília Maia, reitora da UERN.

O programa UERN 60+ é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e busca por meio de ações promover ensino, pesquisa e extensão. Nesta segunda edição do programa, se formaram 154 idosos das cidades de Mossoró, Natal, Caicó e Pau dos Ferros.

Esdras Marchezan -  pró-reitor da PROEX

“O objetivo do UERN 60+, criado pela Universidade, é desenvolver ações em ensino, pesquisa e extensão com foco na pessoa idosa, pessoas com mais de 60 anos. Neste programa estamos agora formando a segunda turma, a segunda edição do programa, já com inscrições abertas para a terceira edição do programa dos cursos de extensão. Tem sido uma parceria muito importante com a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Assistência Social, que é responsável por uma das turmas. É a Universidade chegando à pessoa idosa, na garantia dos seus direitos, garantindo conhecimento e uma melhor qualidade de vida”, disse Esdras Marchezan, pró-reitor da PROEX.

Secretário adjunto de Governo, Etevaldo Almeida participou do evento representando o prefeito Allyson Bezerra. Ele, que já esteve à frente da Semasc, destacou que o programa UERN 60+ promove educação e melhora a autoestima do idoso.

Etevaldo Almeida - secretário adjunto de Governo

“A gente evidencia como de mais importante, a questão da educação, a gente percebe que são idosos que se debruçam sobre a realidade do aprender tomando como referência essa parceria universidade e sociedade, especialmente a distância social a partir dos nossos equipamentos, Centro de Convivência do Idoso (CCI) e Casa da Nossa Gente. O programa também auxilia na autoestima do idoso, o quão é importante eles adentrarem os espaços da universidade”, enfatizou.

A formanda Vera Lúcia, que já sentiu o prazer de vestir uma beca na época do Magistério, pode sentir dessa vez pertencente ao quadro de formandos da UERN.

Vera Lúcia - formanda que participa da "Casa da Nossa Gente"

“É um momento de relevância para nós, aguardamos por esse dia por muito tempo e só agora estamos tendo essa oportunidade. Vestir essa beca é mágico, eu já vesti uma vez quando fiz o magistério e agora estou vestindo mais uma vez”, disse.

José Guimarães era só alegria em saber que iria ter um diploma em mãos. Um privilégio que alcançou na maturidade e que sente orgulho de ter conquistado.

José Guimarães - formando que participa do "Centro de Convivência do Idoso do Wilson Rosado"

“Esse momento para mim representa muita riqueza, hoje estou aqui através do projeto 60+, é uma coisa que não tinha prioridade quando eu era jovem e hoje estamos tendo essa oportunidade. Eu aprendi muitas coisas boas com os professores. Quero dizer para os jovem que façam como eu fiz, que sigam meu caminho. Hoje estamos no mundo da violência perdendo os jovens. Hoje estou me formando, graças a Deus, abraçando essa oportunidade”, concluiu.

 

Anterior Próximo