quinta-feira - 07/06/2018

Prefeitura oficializa início das atividades do anexo da E. M. Dr. José Gonçalves

Após o início das atividades do anexo da Escola Municipal Dr. José Gonçalves, na comunidade do Tropical Ville, a prefeita Rosalba Ciarlini visitou as salas que estão oferecendo o ensino de Educação Infantil para crianças menores de 5 anos de idade. O prédio foi construído e cedido pela iniciativa privada e a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMEEL), está garantindo mobiliário necessário para o expediente, além de professores e servidores que garantem o ensino e a limpeza, respectivamente. “É motivo de muita alegria dar início a qualquer tipo de serviço na municipalidade. Mas quando se trata da educação a satisfação é ainda muito maior. Estamos garantindo a educação para crianças que antes precisavam se deslocar à outras comunidades. Com a abertura desse prédio, além da garantia do acesso à escola, ainda estamos assegurando a tranquilidade para os pais que agora sabem que seus filhos estão estudando perto de casa. Alguns ajustes ainda precisam ser feitos e aos poucos estaremos promovendo todas as melhorias necessárias”, destacou a prefeita Rosalba Ciarlini. A unidade é dotada de três salas de aula, banheiros e cozinha que estão atendendo crianças das comunidades do Tropical Ville, Cidade Oeste, Panela do Amaro, Itapetinga (Estreito), e Picada. São mais de 70 crianças matriculadas no anexo que não mais estão precisando trafegar pela RN 117 para chegar até a Escola Municipal Dr. José Gonçalves. A iniciativa da Prefeitura de Mossoró em abrir o anexo da Escola Municipal Dr. José Gonçalves atende ao cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação que é a universalização do ensino da Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos. Entretanto, a municipalidade já se antecipa no cumprimento de outra meta que é garantia do ensino para as crianças menores de 3 anos. Professores e pais dos alunos matriculados no anexo comemoraram o início das atividades na comunidade do Tropical Ville. “Estamos muito gratos a Prefeitura de Mossoró que atendeu esse antigo pleito da comunidade. Nós, que somos professores, sabemos como é importante para a criança estudar perto de casa. Esse fator ajuda no processo de ensino aprendizagem e reduz o índice de evasão escolar, ou seja, com a escola perto de casa é mais difícil o aluno abandonar a vida escolar”, destacou a professora Maquésia Morais. “Minha filha, antes dessa unidade ser aberta, precisava ir até a comunidade de São João da Várzea para estudar. Era preciso pegar a estrada e isso deixava a gente preocupada com nossos filhos correndo o risco de acidente. A prefeita acertou em abrir essa escola perto das nossas casas”, comemorou Maria Francicleide, dona de casa. Na solenidade, além da prefeita Rosalba Ciarlini, estavam presentes a secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Magali Delfino, representantes da Câmara Municipal de Mossoró, vereadores Ricardo de Dodoca, Ozaniel Mesquita, Rodinelli Carlos e a presidente da casa, Izabel Montenegro.