sexta-feira - 16/06/2023

Prefeitura mantém Centro de Comando e Controle e Unidade de Pronto Atendimento no MCJ

Por: Maricelio Almeida

A partir de um trabalho integrado, a Prefeitura de Mossoró tem garantido tranquilidade ao São João mais cultural do mundo. Diariamente, um efetivo formado por 700 agentes de segurança atua no “Mossoró Cidade Junina”. O trabalho é coordenado a partir do Centro de Comando e Controle instalado na Praça de Eventos, espaço que também abriga a Unidade Temporária de Pronto Atendimento (UTPA) em saúde.

Quanto à segurança, os shows no polo Estação das Artes contam com a presença diária da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Mossoró, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário e da 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento Ambiental. O evento também possui mais de 50 câmeras de videomonitoramento e de reconhecimento facial, em pontos estratégicos.

“Nós estamos agora no terceiro final de semana de ‘Mossoró Cidade Junina’ e nenhuma ocorrência de natureza grave foi registrada, apenas pequenas ocorrências, como furtos de celulares, mas dentro do esperado pela Polícia Militar e forças de segurança. Vamos continuar com esse trabalho até o final, com todo o cuidado para que possamos ter um evento sempre tranquilo”, pontuou o coronel Walmary Costa, coordenador do Centro de Comando e Controle Operacional de Segurança Pública do MCJ.

O coronel ainda reforçou que, do total de agentes empregados no esquema de segurança, 350 são policiais militares. “Nós trabalhamos agora nesses dias fixos na Estação com 700 agentes no total, 350 da PM e mais 350 das outras forças de segurança, o que é suficiente para suprir a necessidade”, disse, explicando ainda que todas as instituições integradas ao trabalho estão representadas no Centro de Comando e Controle.

SAÚDE

Na Praça de Eventos, também está instalada a Unidade Temporária de Pronto Atendimento (UTPA) em saúde. O espaço possui 10 leitos de observação, sala vermelha, sala de estabilização e sala para pequenas cirurgias. A coordenadora da unidade, Cláudia Xavier, destaca como esse serviço tem funcionado.

“Nós temos uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem. Qualquer ocorrência dentro do ‘Mossoró Cidade Junina’ é deslocada para cá, e aí a gente faz o pronto atendimento. Se for um caso mais grave, que a gente não consegue estabilizar, deslocamos esse paciente, nas VTRs do Samu, para o Hospital Tarcísio Maia”, comentou.

Cláudia reforça que o trabalho conta com o suporte de aproximadamente 100 pessoas. “E começamos cedo, antes do evento, e seguimos até a dispersão do público. Pela manhã, a gente vem à unidade, reabastece o estoque de medicamentos, e voltamos antes dos shows começarem para iniciarmos novamente os atendimentos do dia”, concluiu.