quinta-feira - 31/01/2019

Prefeitura intermedia reativação de pista de pouso do assentamento Maisa

Atendendo à solicitação feita pelos representantes das agrovilas do assentamento Maisa, a Prefeita Rosalba Ciarlini reuniu-se nesta quinta-feira (31), com representantes de órgãos públicos e entidades para definir os critérios necessários para que a pista de pouso do assentamento seja reativada. Durante o encontro foi deliberada a possibilidade de concessão de uso da pista de pouso pelo INCRA para o Aeroclube de Mossoró, que deverá solicitar pedido de concessão formal ao órgão nos próximos dias. A Prefeita Rosalba Ciarlini também ficou de intermediar outro encontro com a Prefeita de Baraúna, Lúcia Maria Fernandes do Nascimento, tendo em vista que a pista de pouso está localizada no referido município. “Vou intermediar uma reunião com a presença dos assentados da comunidade Maisa e a Prefeita de Baraúna, para viabilizar o termo legal de concessão de uso da pista em discussão, tendo o município de Mossoró como parceiro”, destacou Rosalba Ciarlinni. A Prefeita Rosalba Ciarlini, lembrou que atualmente o espaço está sem uso. “Hoje é uma área que ninguém usa, está dentro do assentamento e que não tem outra utilidade. O tempo está desgastando pela ocupação. Com o aeroclube vai trazer público para o local e outras oportunidades para os assentados”, frisou Rosalba. Caso a concessão seja confirmada, o presidente do Aeroclube de Mossoró, José Diomar Freire, explicou que o projeto é deslocar as atividades do Aeroclube para a pista de pouso do assentamento. “Vamos poder realizar as atividades com mais calma, porque no aeroporto Dix Sept Rosado, com a reativação das linhas comerciais estamos mais limitados. E dando tudo certo, a gente pretende trazer a escola de aviação pra o assentamento, tanto teórico como prática,  além de eventos aero desportivos e homologar a pista para receber alguns aviões. Além de que pretendemos trazer oficina mecânica aeronáutica com mecânicos homologados pela ANAC, para fazer as manutenções das aeronaves de pequeno porte aqui de Mossoró e região”, antecipou Freire. Geração de oportunidade Com cerca de 3300 assentados em 10 agrovilas, o assentamento Maisa é o maior projeto de assentamento do Rio Grande do Norte. “ Todas essas novas possibilidades que se apresentam com a reativação da pista de pouso abrem oportunidade de geração de emprego e renda para os moradores da região”, é o que reforça o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado Neto. Essa oportunidade foi o que motivou o representante da Agrovila Real, Paulo Sérgio da Costa, a apoiar o projeto. “Por isso viemos apresentar esse pleito a Prefeita. Essa é uma porta que se abriu para que a gente tenha outras possibilidades de renda para o assentado. Temos que pensar no que podemos fornecer as pessoas que vão para esse novo espaço, seja comercializando água, lanche, ou outros produtos”, comentou o agricultor. Também estiveram presentes no encontro o representante do legislativo municipal, vereador Francisco Carlos; o superintendente do INCRA, Leonardo Bezerra; a vice presidente do INCRA, Leilianne Duarte; o secretário municipal de Agricultura, Jean Carlos; o presidente do Aeroclube de Mossoró, José Diomar Freire e representantes dos Projetos de Assentamento da Maisa.