terça-feira - 06/02/2024

Prefeitura intensifica trabalho de limpeza de canais, córregos e galerias

Por: Ítalo Mikael

A Prefeitura intensifica o trabalho de limpeza de canais, galerias e córregos. Uma atividade realizada por equipes de serviços urbanos com o objetivo de melhorar a qualidade do sistema de drenagem da cidade e amenizar os efeitos das chuvas. Essas estruturas são fundamentais para evitar alagamentos e garantir a fluidez do escoamento das águas pluviais.

canal do Abolição IV

As frentes de trabalho acontecem simultaneamente nos canais dos conjuntos Redenção e Abolição IV, e na galeria do conjunto Parque das Rosas, bairro Santa Delmira.

Maria do Socorro Nascimento, moradora do Abolição IV, acompanha de perto o trabalho realizado pela equipe de serviços urbanos e ressalta a importância do serviço de limpeza, principalmente nesse período que se aproxima o inverno.

Maria do Socorro Nascimento, moradora do Abolição IV

“Muito importante, porque quando chove aqui só falta entrar água nas casas. Essa limpeza é muito importante, retira toda sujeira de dentro do canal e evita o acúmulo de água dentro da valeta. A gente só tem a agradecer à Prefeitura, porque é um trabalho muito bom que o prefeito de Mossoró faz. Tirando muita sujeira nas ruas. É uma limpeza muito importante. Graças a Deus”, disse a moradora.

As equipes responsáveis pela limpeza dessas estruturas têm como função remover os resíduos acumulados nos bueiros, galerias e córregos, utilizando equipamentos e técnicas adequadas. Essa atividade é de extrema importância para evitar obstruções que comprometam o funcionamento do sistema de drenagem.

“A intensificação dessa limpeza se faz necessária devido à acumulação de resíduos sólidos nos sistemas de drenagem, que pode ocorrer devido a várias razões, como a falta de conscientização da população em relação ao descarte adequado de lixo e entulho, ou mesmo por fatores climáticos como chuvas intensas”, destaca Miguel Rogério, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semurb).

Na galeria do conjunto Parque das Rosas, bairro Santa Delmira, havia grande quantidade de lixo descartado de forma irregular, obstruindo a passagem da água, causando o acúmulo de detritos.

Galeria do conjunto Parque das Rosas

No conjunto Redenção, as equipes de serviços urbanos promovem a limpeza no córrego localizado entre as ruas do Eletricista e Manuel Lucas Mota. Enquanto outra frente de trabalho promove a limpeza no canal que corta a comunidade de ponta a ponta até as margens da BR-304.

canal do Redenção

corrego do Redenção (antes)
córrego de Redenção (depois)