quinta-feira - 23/02/2023

Prefeitura intensifica limpeza de bueiros e galerias garantindo eficiência da rede de drenagem

Por: Wesley Duarte

O trabalho de limpeza em córregos, bueiros e galerias, realizado pela Prefeitura de Mossoró, garante a eficiência da rede de drenagem, evitando grandes problemas como alagamentos e inundações. Os serviços são realizados de forma contínua, de maneira preventiva, sendo intensificados após chuvas potenciais. Nesta quinta-feira (23), equipes da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) realizam força-tarefa para desobstrução da rede de drenagem em várias regiões, as ações consistem na retirada de lixo e materiais jogados de forma irregular.

De maneira preventiva e estratégica, o Município realiza um mutirão de limpeza urbana, alcançando diversos pontos críticos. Vários equipamentos passaram por total limpeza visando a eficiência da rede, facilitando o escoamento rápido das águas pluviais. Chuvas fortes registradas em Mossoró nos últimos dias, em especial nesta quarta-feira (22), confirmaram a importância do serviço realizado pela Prefeitura de Mossoró. Em pontos historicamente críticos, como na região da Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares (Cobal), Centro, a rede de drenagem funcionou com excelência, escoando a água de maneira rápida, evitando grandes transtornos à população.

Equipes de serviços urbanos realizam limpeza de boca de lobo na região da Cobal. Foto: Wilson Moreno ( Secom/PMM)

Embora a Prefeitura realize diariamente o trabalho de limpeza urbana, a população precisa ajudar descartando o lixo residencial de maneira correta. O despejo de forma irregular acaba comprometendo a rede de drenagem, causando obstrução de bocas de lobo, córregos e galerias e, como consequência, provocando alagamentos e inundações. A Defesa Civil segue monitorando as áreas, em diversas regiões, com trabalho integrado com as equipes de Serviços Urbanos.

"A Defesa Civil segue em alerta. Estamos realizando um trabalho integrado com a Infraestrutura. O que nós percebemos ontem durante a chuva foi muito lixo sendo levado pela água para nosso sistema de drenagem, o que dificulta o escoamento, causando acúmulo de água. Nesse momento a equipe de Defesa Civil realiza o monitoramento dos pontos, já a equipe de Serviços Urbanos realiza novamente o serviço de limpeza que tinha sido realizado há pouco tempo”, destaca Alcivan Gama, coordenador da Defesa Civil.

Alcivan Gama explica como a população pode contribuir com a limpeza da cidade. Foto: Wilson Moreno ( Secom/PMM)

O trabalho integrado entre as equipes de monitoramento e serviços urbanos garante maior respostas às ocorrências registradas, solucionando graves problemas causados pelo lixo jogado em vias públicas. A ação efetiva e preventiva da Prefeitura de Mossoró, com mutirão de limpeza, em diversas frentes, reafirma o compromisso, atenção e respeito pela qualidade de vida da população. Ao longo da semana, inclusive durante o plantão do fim de semana, as equipes seguem em alerta, monitorando e realizando serviços em diversas regiões consideradas críticas.

A população deve ficar atenta aos informes do Município, procurando sempre manter a cidade limpa, deixando o lixo residencial distante da rede de drenagem e próximo ao horário da passagem do carro coletor. Em casos emergenciais, a população pode entrar em contato com a Prefeitura, por meio da Defesa Civil, através do telefone 199. Já as equipes de Serviços Urbanos podem ser contatadas pelo 3315-4787, ou através do site Mossoró Digital (mossoro.rn.gov.br).

Equipes trabalham de forma integrada para desobstrução da rede de drenagem. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)