sexta-feira - 11/07/2025

Prefeitura institui coleta seletiva obrigatória nos órgãos públicos municipais

A iniciativa também inclui a manutenção regular dos coletores e das áreas de armazenamento temporário.

Por: Rogério Rodrigues

SECOM/PMM SECOM/PMM

A Prefeitura de Mossoró deu mais um passo importante em direção a uma cidade mais limpa e sustentável. Por meio das secretarias de Serviços Urbanos (SEMSUR), de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e de Infraestrutura (SEINFRA) torna-se obrigatória a separação de resíduos sólidos recicláveis e orgânicos em todas as repartições vinculadas a essas três secretarias.

A portaria, publicada na última segunda-feira (7), já está em vigor e estabelece que todos os setores, servidores, colaboradores terceirizados e visitantes das secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Urbanismo e Infraestrutura devem fazer a separação correta dos resíduos, de acordo com suas características e potencial de reciclagem ou compostagem — como papel e papelão, plásticos, metais, vidros, resíduos orgânicos, eletrônicos e rejeitos não recicláveis. 

Para que a separação correta dos resíduos se torne parte da rotina, cada setor será responsável por conscientizar e orientar sua equipe, manter os recipientes devidamente identificados em locais de fácil acesso e garantir seu uso adequado. Além disso, materiais informativos e ações de comunicação reforçarão a importância da participação de todos, fortalecendo o compromisso coletivo por uma cidade mais limpa, organizada e sustentável. 

A iniciativa também inclui a manutenção regular dos coletores e das áreas de armazenamento temporário, assim como a celebração de parcerias com cooperativas ou associações de catadores regulamentadas e empresas especializadas na gestão de resíduos, assegurando a destinação final ambientalmente adequada dos materiais coletados.

A medida reforça o compromisso da gestão municipal em adotar práticas responsáveis, incentivando a participação de todos na construção de uma cidade mais limpa, sustentável e consciente de sua responsabilidade socioambiental.

Anterior Próximo