segunda-feira - 03/07/2023

Prefeitura inicia ampliação do Cadastro Único com atendimento em todos os CRAS do município

Por: Italo Bruno

A Prefeitura de Mossoró deu início nesta segunda-feira (3) a ampliação do atendimento ao Cadastro Único (CadÚnico) que, agora, passou a fazer parte do rol de serviços de todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) do município. A iniciativa visa melhorar ainda mais a gestão dos serviços e a cobertura de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. A descentralização do Cadastro Único facilita o acesso da população aos programas e benefícios sociais.

O CadÚnico, que antes funcionava no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, CRAS das Barrocas e Plantão Social, agora passa a funcionar em 16 unidades do município, com a inclusão de todos os CRASs.

“Temos muito o que comemorar, o benefício está sendo muito bom, principalmente pra gente que mora longe, né? Eu, por exemplo, não tenho transporte, então quanto mais perto for e mais opções tivermos de atendimento, melhor é”, disse a usuária Rosineide Justino.

Com essa medida, a Prefeitura está fortalecendo também a estrutura dos CRASs, capacitando as equipes e disponibilizando recursos que facilitam o processo de cadastro das informações. Além de promover campanhas de conscientização da população sobre a importância da realização desse cadastro, assim como manter seus dados atualizados.

O Cadastro Único é a principal porta de entrada para acesso a benefícios sociais e de transferência de renda, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, tarifa social na conta de energia e o auxílio-gás

“Essa ampliação é muito importante para os usuários daqui do bairro, pois alguns deles têm uma certa dificuldade de se deslocarem para locais mais distantes. Sobre a Secretaria de Assistência Social, tivemos também esse apoio, né? Eles nos mandaram duas pessoas aqui do Cadastro Único para poder atender melhor à população, uma equipe qualificada para dar aquele suporte de segunda a sexta, manhã e tarde”, frisou a diretora do CRAS Quixabeirinha, Keyla Samara.

Por meio dessa ação, a Prefeitura de Mossoró reafirma o seu compromisso em combater a desigualdade social para oferecer melhores condições de vida à população. Ao ampliar os serviços, a Prefeitura dá um passo importante na garantia dos direitos sociais e na promoção da cidadania dos mossoroenses.