quarta-feira - 02/08/2023

Prefeitura inicia a 13ª Conferência Municipal da Assistência Social para abordar a reconstrução do SUAS

Por: Solange Santos

A Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), iniciou nesta quarta-feira (2) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: "Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos!"

“A Conferência de Assistência Social é um momento muito importante para se discutir tudo que gera em torno da política da Assistência Social do município de Mossoró. Temos nos esforçado para garantir à nossa população, uma política de assistência que seja efetiva e combata a desigualdade social em nossa cidade”, declarou o titular da Semasc, Erison Natécio.

Estão participando da 13ª Conferência da Assistência Social, trabalhadores da área da assistência, sociedade civil, entidades prestadoras de serviços, gestores e interessados. Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Ivonete Soares ressalta que a Conferência marca um processo em Mossoró.

“Essa conferência marca também um processo em Mossoró, de pensar e reavaliar como essa política tem materializado a nível municipal, considerando que a gestão da assistência social tem sido plena. Então, é importante pensar sobre as demandas, o diagnóstico, qual é a projeção dos trabalhadores nesse sistema para que a gente possa, ao refletir na conferência essas questões, apontar propostas local, estadual e nacional”, enfatizou.

Presidente do CMAS, Ana Leine relata que é possível ver melhorias no SUAS. “Nós não víamos mais o controle social se fortalecendo, não víamos mais investimentos na assistência. Porém, hoje já vemos novas ideias e até mesmo o incentivo do Governo de nos proporcionar em todo o Brasil, propostas para melhorar o SUAS”, concluiu.

A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social continua nesta sexta-feira (3), na Universidade Potiguar (UnP).