quarta-feira - 26/07/2023

Prefeitura garante apoio a representantes mossoroenses na Marcha das Margaridas 2023

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró garantiu apoio logístico ao grupo de mulheres que representará a cidade na Marcha das Margaridas, cuja 7ª edição será realizada em Brasília (DF) nos dias 15 e 16 de agosto deste ano. A confirmação do apoio foi feita na tarde desta quarta-feira (26), durante reunião no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, sede do Poder Executivo local.

O Município disponibilizará ônibus para que o grupo formado por 45 mulheres possa se deslocar a Brasília (DF) e retornar a Mossoró ao final do evento. Este ano, a Marcha tem como lema “Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver”. A expectativa é reunir mais de 100 mil mulheres na capital federal.

Maria das Dores

A agricultora Maria das Dores, da comunidade Quixaba, vai para a sua 4ª Marcha. Ela se emocionou ao receber da Prefeitura a garantia de apoio para o deslocamento a Brasília (DF). “Desde já quero agradecer à Prefeitura Municipal de Mossoró por nos dar o ônibus para nos conduzir a Brasília (DF), porque é uma conquista. Cada vez que vamos à capital federal levamos reivindicações e trazemos muitas vitórias. Quando a Prefeitura sinalizou o sim eu me emocionei”, disse.

Vice-secretária do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura de Mossoró (SINDILAVOURA), Ângela Maria ressalta a importância do apoio garantido pelo Poder Executivo. “Com essa garantia, a gente não precisa se preocupar com o transporte. Nós vamos sair daqui de Mossoró, do Sindicato da Lavoura, no domingo, dia 13, às 7h, para chegarmos a Brasília na terça, 15, às 8h”, explicou.

Ângela Maria

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Lavoura, Francisco Gomes também participou da reunião nesta quarta-feira (26), no Palácio da Resistência. “As Margaridas receberam um bom sinal, que é a garantia do transporte para representarem Mossoró na Marcha. Isso é muito interessante. Não é fazer turismo, isso é um investimento, porque as Margaridas vão levando uma pauta de reivindicações, e essa pauta vai ser transformada em recursos para o Município”, frisou.

A Marcha das Margaridas é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), com o apoio de outras entidades sindicais. Participam do evento camponesas, quilombolas, indígenas, cirandeiras, quebradeiras de coco, pescadoras, marisqueiras, ribeirinhas e extrativistas de todo o Brasil.