quinta-feira - 28/05/2026
Prefeitura fortalece mercados públicos com capacitação inédita para permissionários
Por: Rogério Rodrigues
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), concluiu uma trilha inédita de capacitações voltada aos permissionários dos mercados públicos do município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do comércio popular, a qualificação dos comerciantes e o desenvolvimento econômico local.
Durante a programação, os participantes tiveram acesso a cursos e oficinas práticas sobre gestão de negócios, educação financeira, precificação de produtos, marketing, captação de clientes, vendas pelo celular e descarte correto de resíduos sólidos. O encerramento contou com a entrega de certificados aos comerciantes.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Marckuty Vieira, destacou a importância da ação para modernizar e fortalecer os mercados públicos de Mossoró.
“Estamos levando conhecimento e novas oportunidades para os permissionários dos mercados públicos. É uma capacitação inédita, pensada para quem vive o comércio diariamente e busca melhorar as vendas, ampliar o atendimento e fortalecer seu negócio”, afirmou.
De acordo com Suendel Carlos, a iniciativa representa um avanço na valorização dos comerciantes e na qualificação dos espaços públicos comerciais.
“Foram cinco capacitações voltadas à realidade dos permissionários, abordando desde gestão financeira até sustentabilidade. É um projeto pioneiro que prepara os comerciantes para administrar melhor seus negócios e também contribuir com o cuidado ambiental”, ressaltou.
A ação foi realizada em parceria com a RN Júnior, unindo conhecimento técnico e experiência prática para fortalecer os pequenos negócios dos mercados públicos.
Representando a RN Júnior, Atílio Xavier enfatizou a importância da parceria para fortalecer o empreendedorismo local.
“Essa parceria leva conhecimento prático para quem movimenta os mercados públicos e fortalece diretamente a economia de Mossoró”, afirmou.

Os permissionários também aprovaram a iniciativa. Comerciante do Shopping Vuco-Vuco, Marcos Weber destacou os benefícios das capacitações para o comércio local.
“Foi uma experiência muito importante. Aprendemos bastante e já estamos colocando em prática para melhorar o atendimento e fortalecer as vendas”, disse.
Para Michael Douglas, os cursos trouxeram novos conhecimentos para ampliar as vendas e melhorar a relação com os clientes.
“Aprendemos estratégias para captar clientes, utilizar o celular como ferramenta de vendas e melhorar nosso desempenho no comércio. Foi um aprendizado muito importante para todos nós”, relatou.
A iniciativa integra as ações da Prefeitura de Mossoró voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, à valorização dos mercados públicos e à geração de oportunidades para os comerciantes do município.