sexta-feira - 04/09/2020

Prefeitura estuda viabilizar mais novo serviço de cooperativa para merenda escolar

A Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Mossoró e Região (COOAFAM) está com sede própria em Mossoró, no Alto das Brisas. A inauguração da nova sede aconteceu nesta sexta-feira, 04, a partir da abertura, a Prefeitura de Mossoró vai viabilizar a possibilidade da inserção dos produtos para a merenda escolar.

“Nós estamos iniciando mais uma etapa de um sonho. É um sonho projetado há oito anos, mas há cinco anos estamos nesta luta. Chegar até aqui é a nossa maior conquista. O nosso carro chefe é a polpa de frutas e era um dos maiores entraves que nós tínhamos. Hoje a gente vende, mas com contrato de parceria e ver a nossa marca própria, para nós é a realização de um sonho”, destacou Cleonice Andrade, presidente da Cooperativa.

A Cooafam beneficia diretamente hoje 52 famílias em Mossoró e municípios vizinhos. “A possível parceria com a Prefeitura de Mossoró é muito importante para a comercialização. Nós temos o produto, estamos manipulando, mas precisamos da comercialização”, continuou Cleonice Andrade.

A secretária de Educação, Magali Delfino esteve presente na inauguração da unidade. “A agricultura familiar é de suma importância para a questão da merenda, haja vista que são produtos orgânicos e que são inseridos no dia-a-dia da merenda escolar. Por lei, 30% da merenda escolar deve ser advinda da agricultura familiar, mas a Prefeitura de Mossoró, por entender a importância da qualidade desses produtos, tem investido em duas cooperativas. A Prefeitura tem uma contrapartida para as Unidades de Educação Infantil de R$ 800 mil, então deu uma folga no PNAE e passou a investir 46% na agricultura familiar”, disse.