quarta-feira - 03/05/2023

Prefeitura entrega cadeiras acessíveis a estudantes da Rede Municipal de Ensino

Por: Italo Bruno

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta quarta-feira (3), a entrega de cadeiras acessíveis a alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino. As cadeiras foram projetadas sob medida para atender às necessidades específicas de estudantes com mobilidade reduzida, garantindo que eles tenham uma experiência de aprendizado cada vez mais confortável e inclusiva. A ação de entrega aconteceu no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, destacou a importância da iniciativa e das ações educacionais já realizadas pelo município.

“É mais uma ação importante da nossa educação especial, sempre na perspectiva de uma educação inclusiva. Hoje, estamos entregando as cadeiras acessíveis, feitas sob medida para alunos na nossa rede de ensino. Então, é uma ação importantíssima de inclusão, assim como tantas outras que o município já vem fazendo. Trabalhamos também no sentido de que as escolas identifiquem as necessidades de cada aluno, para que possamos garantir a inclusão de todos”, disse.

A iniciativa da Prefeitura é uma forma de valorizar e respeitar a educação, reconhecendo a importância da inclusão e da acessibilidade também dentro da sala de aula.

Rita Duarte, mãe da estudante Joyce Helena, que é aluna da Escola Municipal Heloisa Leão de Moura, comentou sobre a felicidade no tocante a aquisição da cadeira acessível para sua filha, por parte do município.

“Em relação às cadeiras, é muito bom, não somente para a minha filha, mas para todas as crianças com deficiência e até mesmo para os professores pela melhor adaptação e acesso aos alunos. E sobre minha filha, a cadeira individual que ela tinha antes já estava ficando pequena e essa agora veio na hora certa, só tenho a agradecer e estamos muito felizes”, frisou.

As cadeiras concedidas aos estudantes com mobilidade reduzida são totalmente equipadas e pensadas de forma individual, visando atender às diferentes necessidades. Com a acessibilidade na educação, o município garante um direito fundamental para os alunos, o de poder participar ativamente das práticas escolares e desenvolver ainda mais o seu potencial.

“Estamos aqui em mais uma entrega que faz parte do programa ‘Mossoró Cidade Educação’, e não se faz educação completa se a gente não incluir todo mundo. A nossa proposta sempre foi incluir as pessoas, e as nossas crianças com mobilidade reduzida, que antes não tinham como estar em sala de aula ou condições de sentar em uma cadeira apropriada com as dimensões específicas e confortável, agora vão ter. Estamos dando condição a essas crianças, para que a partir de agora, possam contar com cadeiras acessíveis e de qualidade”, ressaltou o prefeito de Mossoró”, Allyson Bezerra.