segunda-feira - 07/05/2018

Prefeitura e UnP treinam professores para uso das tecnologias em sala de aula

Durante todo o dia deste domingo, 5, os professores da Rede Municipal de Ensino assumiram a posição de alunos e assistiram aulas na Universidade Potiguar (UnP). A ação foi fruto de uma parceria entre a universidade e a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMEEL), que viabilizou o treinamento “Professor 2.0 – Um facilitador do saber”. A formação teve como foco as novas tecnologias como instrumento de aprendizagem na sala de aula. Os professores participaram de oficinas e workshops sobre estímulo à leitura dentro e fora de sala de aula; Metodologia de Jogos Matemáticos; Alfabetização e Letramento em Cenários de Nativos Digitais; Uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem. O treinamento foi ministrado pelos da UnP. “É preciso fazer da internet uma aliada do processo de ensino e aprendizagem. As novas tecnologias podem fazer toda a diferença no cotidiano da sala de aula de forma positiva para os alunos e é que iremos mostrar aos professores do município nesse dia de formação”, disse Tenessee Oliveira, professora da UnP. O treinamento possibilitará ao professor conhecer melhor as novas tecnologias e compreender de que forma a informática e a internet podem ser tão importantes quanto o livro usado em sala de aula na perspectiva da educação dos alunos. Através de técnicas, jogos e equipamentos o professor saberá fazer uso positivo do recurso tecnológico em sua sala de aula. “Essa formação vai nos oferecer instrumentos para mostrar aos alunos que internet e computador não são apenas diversão e entretenimento. Mas que essas tecnologias podem contribuir muito nos estudos e nas pesquisas que eles precisam desenvolver, e o melhor de tudo, de forma divertida”, afirmou Edna Oliveira, professora da Escola Municipal Profª Niná Ribeiro de Macêdo Rebouças.