quinta-feira - 24/04/2025

Prefeitura e UERN dão início ao programa “UERN 60+” com idosos dos equipamentos da Semasc

O programa "UERN 60+" deu início a sua programação com o público da terceira idade, assistidos pela Semasc.

Por: Solange Santos

Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

O programa “UERN 60+”, idealizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o apoio da Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), iniciou nesta semana as atividades com idosos assistidos pelos equipamentos voltados ao público da terceira idade.

Jéssica Figueiredo - professora da UERN

“No UERN 60 +, eles têm diversas atividades em várias áreas, onde temos a oportunidade de proporcionar um ambiente de aprendizagem dentro da Universidade do Estado Rio Grande do Norte e, no nosso caso, para que eles se sintam mais seguros em usar os aparelhos celulares. Temos orgulho de trazer essas pessoas para a universidade, mesmo já na maturidade. Proporcionar a eles algo que naquele momento não foi possível, então nós nos sentimos responsáveis por dar essa oportunidade a esses idosos, essas pessoas de fazer essa troca”, declarou Jéssica Figueiredo, professora da UERN.

O objetivo do programa é promover a aprendizagem e socialização para os idosos através de oportunidades de troca de conhecimentos, ações socioeducativas e atividades para saúde e qualidade de vida da população com mais de sessenta anos.

Maria Rubia - diretora da CNG

“Eles receberam com muita alegria a notícia que viriam para a faculdade. Alguns estão tendo a primeira experiência de entrar em uma universidade. Muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada um deles”, disse Maria Rubia diretora da CNG.

Esta é a segunda turma do programa “UERN 60+”, dirigida aos idosos do Centro de Convivência do Idoso Wilson Rosado (CCI) e da Casa da Nossa Gente (CNG). Na primeira turma se formaram 25 idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Alto de São Manoel, que tiveram a oportunidade de vivenciarem uma colação de grau em uma universidade. O programa terá 20 encontros, sendo realizados dois a cada semana.

 Aldacir Souza - assistido da CNG

“É um momento muito importante porque demonstra muito conhecimento sobre um curso desse, em que existe a parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró e a UERN. Muito bom para nós”, pontuou Aldacir Souza, assistido da CNG.

José Alves - assistido do CCI Wilson Rosado

“Eu acho que foi uma grande oportunidade que nós não tivemos na infância e hoje com mais 60 anos estamos tendo a oportunidade de ingressar em uma faculdade. Agradeço primeiramente a Deus e depois à Prefeitura e à UERN por nos dar essa oportunidade”, concluiu José Alves, do CCI Wilson Rosado.

No final do programa, a turma de 30 idosos terá uma formatura com a presença de familiares.

Anterior Próximo