quinta-feira - 04/04/2024

Prefeitura e PRF realizam ação de saúde com foco na prevenção da hipertensão arterial

Por: Thiago Braga

Na manhã desta quinta-feira (4), a Prefeitura Municipal de Mossoró participou de ação de saúde realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa foi direcionada aos condutores de veículos, visando cuidados e prevenção da hipertensão arterial. A atividade aconteceu no posto da PRF localizado na estrada de acesso a Natal.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), principal foco da iniciativa, foi abordada por meio dos atendimentos realizados pelas equipes de saúde. Uma iniciativa importante de alerta para uma doença crônica que envolve fatores genéticos e comportamentos ligados aos indivíduos, como hábitos alimentares, tabagismo, inatividade física.

“Estamos fazendo essa campanha de prevenção juntamente com a PRF com ações direcionadas aos caminhoneiros. Uma campanha de combate e prevenção à hipertensão arterial, que hoje é uma das doenças mais alarmantes. É uma doença silenciosa que necessita de acompanhamento juntamente com a rede de saúde. É uma ação importante para promoção de saúde, qualidade de vida e hábitos saudáveis”, destacou Lindinete Saturno, gerente de políticas públicas da saúde do município de Mossoró.

Os condutores de veículos receberam serviços de saúde, aconselhamento, orientações e informações sobre os cuidados necessários para combater à hipertensão arterial. “É muito importante que sempre aconteça uma ação como essa em todas as rodovias. É bom porque previne muitas doenças. A gente vê muitos motoristas que têm mal súbito. Essa ação é excelente para a gente”, disse o motorista Francidomas Nascimento.

Francidomas Nascimento, motorista.

A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença silenciosa que eleva o nível da pressão arterial acima do recomendado. A doença pode causar complicações ao funcionamento dos órgãos, como coração, rins e artérias periféricas. É um fator de risco para o desenvolvimento de doença coronária e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Estamos aqui numa parceria com a Prefeitura atendendo pessoas de fora ou que estão passando pela cidade. São atividades que a gente já faz corriqueiramente, ao longo do ano, além das fiscalizações. O comando educativo de saúde, preventivo tem foco específico hoje na questão da hipertensão arterial, considerando que é um problema de saúde pública. Trazemos um leque de informações, atendimentos, exames, com a participação de diversos profissionais de saúde. Uma parceria que está sendo necessária no sentido de levar saúde às pessoas, levar a mensagem da Polícia Rodoviária Federal e também dos agentes de saúde que estão presentes”, explicou Aliathar Gibson, inspetor da PRF.

Aliathar Gibson, inspetor da PRF.

O motorista Ademício Santos enalteceu o trabalho promovido pelas instituições e reconheceu a importância de cuidar da saúde. “É bom porque diariamente a gente não tem tempo de buscar os serviços. E devido a uma parada como essa a gente fica sabendo como está a nossa saúde, verifica a pressão e muito mais”, declarou.

A atividade realizada fortalece o trabalho de saúde na atenção primária, buscando a prevenção e diagnóstico de doenças. “Estamos participando com os profissionais da Unidade Básica de Saúde dos Pintos. Uma importante medida de levar serviços para aquelas pessoas que muitas vezes não têm como ir até uma UBS”, pontuou Francineide Medeiros, enfermeira.

Na ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertou uma série de serviços como: verificação de pressão arterial; teste glicemia; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais; orientação nutricional. Além disso, atendimentos foram realizados pelas equipes do programa “Incentivo Atividade Física” (IAF).