quinta-feira - 11/12/2025
Prefeitura e Abrigo Mossoró iniciam exames em animais para castrações
Iniciativa contempla 150 animais.
Por: Thiago Braga
A Prefeitura, em parceria com o Abrigo Mossoró, avança mais uma fase das castrações animais no conjunto Santa Júlia. Nesta quinta-feira (11), foi iniciada a fase de exames e procedimentos preparatórios nos felinos para realização das cirurgias.
As ações da iniciativa são realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Raimundo Clodovil Cavalcanti. A medida contempla os moradores do Santa Júlia, Redenção, Integração e região.

São cerca de 150 animais contemplados na fase atual do projeto. "Esse projeto 'Cuidar e Castrar' foi uma iniciativa do Abrigo Mossoró. Nós estamos conseguindo realizar esse projeto a partir de um recurso que recebemos do TJRN. Nessa parceria com a Prefeitura, estamos utilizando o castromóvel e os cirurgiões para fazer os procedimentos. Com isso, a gente está conseguindo realizar o projeto. Nós já finalizamos a fase de cadastro aqui no conjunto Santa Júlia, nessa região aqui do bairro Redenção, preenchemos 150 vagas e as outras 150 elas serão disponibilizadas para o bairro Bom Jesus. Quando a gente concluir todas as cirurgias aqui, divulgaremos as datas de cadastro no próximo bairro", informou Gleice Barbosa, presidente do Abrigo Mossoró.
A iniciativa contempla todo acompanhamento, inclusive, com distribuição de medicamentos, visando o sucesso do procedimento, no pós-operatório.

A população beneficiada reconhece a relevância da ação. "É muito importante. Isso foi uma coisa muito boa que estão fazendo, pois ajuda no controle dos animais. É uma coisa muito boa. A minha gata foi vacinada, fez todos os exames, agora vamos só aguardar o dia da cirurgia. Era uma coisa que a gente queria, mas não tinha condições, pois é muito caro, mas, graças a Deus, aqui foi uma bênção", disse Maria Gilvânia, moradora do bairro.
"A cada dia que passa a gente percebe um aumento na população de gatos e cachorros. E fazendo essa cirurgia dá para melhorar, dá para diminuir a quantidade de animais soltos na rua. Esse serviço é bom, pois vão até fornecer a medicação para o pós-operatório, muito bom", declarou Rafânia Almeida, moradora do bairro.

