segunda-feira - 27/03/2023

Prefeitura de Mossoró vacina população em ponto extra nesta terça-feira

Por: Thiago Braga

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Mossoró disponibilizará para a população um ponto extra de vacinação contra a Covid-19 e febre amarela. A imunização será ofertada no hipermercado Big Bompreço, localizado na avenida Diocesana, das 9h às 16h.

A vacina contra a Covid-19 é aplicada no público a partir de 6 meses de idade. Além disso, no município, está em andamento a campanha bivalente direcionada às pessoas que já tomaram as primeiras duas doses monovalentes há pelo menos 4 meses e se encaixam nos grupos prioritários aptos a receber o reforço.

A campanha de vacinação bivalente em Mossoró contempla todas as fases iniciais indicadas pelo Ministério da Saúde. No momento, ela é direcionada à população a partir de 60 anos; pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

A vacina contra a febre amarela é direcionada à população de 9 meses a 59 anos de idade. As crianças com 9 meses de idade podem tomar a primeira dose. Os menores de cinco anos devem receber uma dose de reforço, e a população de 5 a 59 anos precisa receber apenas uma dose da vacina.

A vacina é altamente imunogênica e segura, importante meio de proteção contra a doença. Desde 2020, com a expansão da circulação viral no Brasil observada das últimas décadas, o Ministério da Saúde decidiu expandir a vacinação de rotina para todo o país.