domingo - 22/08/2021

Prefeitura Municipal de Mossoró vacina contra a Covid-19 de domingo a domingo

Por: Edinaldo Moreno

“Mossoró segue vacinando de domingo a domingo a primeira e segunda doses”. A frase é do coordenador de Imunizações do Município Etevaldo Lima, para destacar que a Capital do Oeste é uma das únicas cidades do Rio Grande do Norte a manter salas de vacina durante todos os dias, inclusive aos finais de semana.

Etevaldo Lima ressalta a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde com o alto número de pessoas que tomaram a primeira dose e ainda não retornaram para encerrar o ciclo vacinal. Até a manhã deste domingo, 22, mais de 5 mil mossoroenses estavam com a D2 em atraso.

“É preocupante a situação do público que está com a segunda dose em atraso. Hoje Mossoró tem 5.613 pessoas com a situação vacinal atrasada e é por isso que seguimos vacinando de domingo a domingo. O município fez um levantamento do público que está com sua segunda dose em atraso. Foi passada uma relação nominal para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) realizarem a busca ativa desse público e atualizarem a situação vacinal o quanto antes”.

O coordenador de Imunizações relata também um grande número de pessoas acima dos 18 anos, público-alvo da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, que ainda não tomou sequer a primeira dose. Pouco mais de 40 mil ainda não se vacinaram contra a doença na segunda maior cidade potiguar.

“O município também continua com a aplicação de D1. De acordo com o RN Mais Vacina, existe um número considerável também de pessoas de 18 anos ou mais a serem vacinadas. Os últimos registros apontam mais de 40 mil pessoas que ainda não buscaram as salas de vacina para tomarem a primeira dose”, conta. “Então, enquanto tem vacina, Mossoró segue vacinando”, complementa.

MUTIRÃO

Etevaldo Lima informou que no mutirão realizado no último sábado, 21, a cidade de Mossoró aplicou 1.765 doses entre primeira e segunda. O município aderiu à campanha do Governo do Estado no Dia D exclusivo para avançar na vacinação de D2 nos potiguares. De acordo com ele, foram 949 pessoas que tomaram a primeira dose e 806 a segunda.

A vacinação de D1 e D2 continuou neste domingo no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini. As pessoas se deslocaram ao local para receberam a primeira dose, aquelas acima de 18 anos sem comorbidade, como também para encerrarem o ciclo vacinal.

O jovem Carlos Felipe foi até o ginásio na manhã deste domingo e tomou a primeira dose do imunizante da Pfizer. Ele destacou a oportunidade de receber a D1.

“É muito grande a satisfação em tomar a primeira dose. Fiquei muito feliz. Estava muito ansioso em tomar a primeira dose e começar a retornar aos poucos à vida normal”, disse o jovem de 20 anos que falou que não tinha ido antes porque estava com sintomas de gripe.

Iara Leandra e Daniel Vieira retornaram para tomar a segunda dose e encerraram o ciclo vacinal. Os dois ressaltaram a importância de receberem a segunda dose.

“É uma satisfação estar tomando a segunda dose. Estou muito feliz de começar a ser imunizada. Agradeço a Deus por ter passado por essa doença e quero que todos passem também com segurança e que Deus abençoe a todos”, disse a moradora do bairro Santo Antônio. Ela tem 44 anos e tomou a 2ª dose da Oxford.

“Para mim a satisfação é muito grande. Devido a pandemia os trabalhos pararam e tomando a segunda dose a gente já pode pensar em uma volta à normalidade. Para mim é muito gratificante tomar a segunda dose. Temos esperança que tudo volte ao normal. Esse tempo todo parado em casa foi muito triste. Com a segunda dose agora podemos pensar em retomar a vida”, disse o homem de 33 anos que também tomou a D2 do imunizante do Butantan.

DOSES CHEGANDO

Mossoró recebeu na noite do último sábado o quantitativo de 3.616 doses destinadas exclusivamente para aplicação de D1. A informação foi repassada pelo coordenador de Imunizações, Etevaldo Lima.