sexta-feira - 03/07/2020

Prefeitura de Mossoró testa 273 comerciantes da Cobal para o novo coronavírus

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, continua fazendo testes rápidos do novo coronavírus em comerciantes que trabalham em estabelecimentos públicos comerciais de grande circulação. Na manhã desta sexta-feira (03) o trabalho chegou a Central de Abastecimento Prefeito Raimundo Soares, conhecido popularmente como Cobal, como anunciado anteriormente. O objetivo da ação é identificar possíveis casos positivos, evitar contaminações e encaminhar os casos confirmados para cuidados nas Unidades de Saúde.

Foram feitos 273 testes rápidos nos comerciantes e funcionários da Cobal. Cada usuário recebeu seu resultado em média de 30 minutos. Do número geral, 252 negativos e 21 positivos. Os casos positivos vão ser monitorados pela Secretaria de Saúde.

A prefeita Rosalba Ciarlini, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico Lahyre Rosado, acompanhou mais um dia de testagem e esclareceu que a Prefeitura está intensificando essas ações visando evitar contaminações da doença. Como médica, disse que quanto mais rápida for identificada a doença, maior será a chance de cura e de não utilização de leitos de UTI.

“Os casos que derem positivo são encaminhados pela equipe da saúde a uma Unidade de Saúde mais próxima para receber todas as orientações médicas e caso o médico ache necessário já pode prescrever medicações que temos a disposição na nossa Farmácia Básica, como ivermectina, hidroxicloroquina e azitromicina. Assim eles vão estar prevenindo que a doença complique, porque quando ela complica nós sabemos que fica muito mais grave. Se você pode cuidar precocemente, logo no início dos primeiros sinais, consequente a possibilidade de cura é bem maior sem nenhuma complicação.”, afirmou Rosalba.

Maria de Cassio, conhecida como Nilma do Alho, 66 anos, vende chás, alho, pimenta e corante. Não perdeu a oportunidade de saber sua situação de saúde em relação ao novo coronavírus. “Adorei. Dou nota dez. É bom demais porque vamos ter certeza se temos ou se não temos esse maldito vírus. De qualquer maneira também vamos continuar com os cuidados porque a situação não está para brincadeira.”, disse Maria.

“Essa iniciativa foi muito boa porque não é todo dia que tem um exame desse no seu local de trabalho e assim ficou muito bom para nós. Com esse teste vamos ter mais segurança se estamos ou não com coronavírus.”, destaca o pescador Francisco Martins, de 56 anos, que trabalha em um espaço da Cobal.

A Prefeitura de Mossoró iniciou a testagem pelo Mercado Lindon Johnson Vieira (Vuco-Vuco) ontem (02), hoje na Cobal e na terça-feira (07) ocorre no Mercado Central. Na próxima semana serão divulgados novos estabelecimentos que passarão por testagem da covid-19. O trabalho desta sexta-feira contou com a parceria da Cruz Vermelha, Defesa Civil e Universidade Potiguar.