quinta-feira - 19/10/2023

Prefeitura de Mossoró reúne médicos e enfermeiros em capacitação sobre sífilis

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró promoveu na tarde desta quarta-feira (18), capacitação sobre sífilis voltada a médicos e enfermeiros com atuação na Atenção Primária de Saúde do município. O evento aconteceu no auditório do Previ Mossoró.

A atividade faz parte da programação da campanha “Outubro Verde” – que visa à prevenção e combate à sífilis. Na capacitação, os profissionais de saúde receberam informações sobre atualização do fluxo, notificação e tratamento da doença.

“É um espaço muito importante e necessário, por ser um momento que a gente vai levar para os médicos e enfermeiros mais conhecimento para poderem na Atenção Básica compartilharem as informações com os usuários. Hoje, estamos abordando sobre o fluxo das ISTs – Infecções Sexualmente Transmissíveis no município. Além disso, falando também as notificações, orientações, como realizar as notificações para as ISTs após as testagens”, explicou Joyce Hayanny, coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais do município.

Dra. Danúbia Morais, médica.

Dra. Danúbia Morais, médica da rede de saúde do município com atuação em Unidades Básicas de Saúde, destacou a relevância do momento. “Foi uma tarde muito produtiva. Participamos do curso que tratou sobre a sífilis. Enquanto profissionais da saúde lidamos no dia a dia na rede. É comum lidarmos com casos de sífilis nos atendimentos à população”, disse.

“Um treinamento sobre ‘Outubro Verde’ muito importante para todos nós enfermeiros. Com a qualificação ofertada, aprimoramos nosso conhecimento para trabalhar com sífilis no município de Mossoró”, declarou a enfermeira Francineide Gomes.

Francineide Gomes, enfermeira.

A capacitação foi ministrada pela médica infectologista Mirna Gurjão. “Os profissionais da rede ainda receberam informações sobre o tratamento da sífilis. É um momento riquíssimo para esses profissionais, atualizando essas informações para a gente poder chegar no objetivo final, que é reduzir o número de sífilis em Mossoró”, frisou Joyce Hayanny.

SÍFILIS — É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) silenciosa, que pode ser grave. É uma doença causada pela bactéria treponema pallidum. Ela atinge uma parcela significativa da população brasileira e muitas vezes, a pessoa pode estar infectada sem saber. A sífilis pode se manifestar em três estágios. Na campanha “Outubro Verde”, as ações de conscientização ganham visibilidade, oportunizando a reflexão sobre prevenção e tratamento à doença por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).