segunda-feira - 15/06/2020
Prefeitura de Mossoró reforça necessidades de cuidados na prevenção às arboviroses
Por: Comunicação
A Prefeitura de Mossoró, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, recomenda a população do município que esteja atenta à prevenção das arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Devido à pandemia da COVID-19, as pessoas estão ficando mais em casa e ficando mais expostas ao mosquito Aedes aegypti, com isso o número de notificações vem aumentando em relação ao mesmo período do ano passado.
O ambiente da casa é onde se encontra o maior número de criadouros do mosquito, e nesse período chuvoso as pessoas devem estar atentas aos possíveis focos, verificando regularmente os itens e locais que possam acumular água parada para assim evitar a proliferação do mosquito.
“Mesmo com o crescente número de casos de COVID-19 no Brasil e no nosso município, a população não pode deixar de tomar cuidado também para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika”, disse Ana Patrícia, técnica de Vigilância Epidemiológica do município.
É imprescindível que a população adote medidas que devem ser realizadas periodicamente em suas residências, como:
- Tampar os tonéis e a caixa d'água;
- Manter as calhas sempre limpas;
- Deixar garrafas, potes e vasilhas sempre viradas com a boca para baixo;
- Manter as lixeiras bem tampadas;
- Deixar os ralos limpos e se possível aplicar telas;
- Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para os animais;
- Retirar a água acumulada na área de serviço;
- Verificar suportes de garrafão de água mineral, coletores de água da geladeira e de ar-condicionado e até porta escova de dentes;
Além das ações educativas realizadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica, através das visitas dos agentes de saúde e de endemias às residências, a Prefeitura de Mossoró, através da Diretoria Executiva de Serviços Urbanos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem auxiliando a população com a realização do projeto “Papa-Treco”. A ação, realizada dois sábados por mês, recolhe objetos que estejam acumulados nos quintais das residências e que possam servir de criadouros para o mosquito.
Na última edição, realizada nos bairros Abolição III e IV e Pousada das Thermas, as equipes dos Serviços Urbanos recolheram mais de 100 itens, entre cadeiras, colchões, sofás, TVs, vasos, ventiladores, camas, armários, entre outros. A ação se estenderá por outros bairros da cidade com o objetivo de ajudar a população no descarte desses itens e assim evitar que estes itens acumulados nos quintais possam ser responsáveis pela proliferação do Aedes Aegypti.