segunda-feira - 02/11/2020

Prefeitura de Mossoró realizou limpeza de todos os cemitérios públicos da cidade para dia de finados

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, realizou a limpeza dos sete cemitérios públicos municipais, sendo dois na zona urbana e cinco na zona rural, antes do feriado do dia de finados. O Município abriu os cemitérios São Sebastião e Novo Tempo para funcionamento 24h desde o dia 31 de outubro até o dia de hoje (02) para visitação. A movimentação nos cemitérios ocorreu de forma tranquila, com cumprimento dos protocolos sanitários como uso de álcool em gel, uso de máscara e distanciamento social.

O secretário de Serviços Urbanos, Cid Batista, explica que há uma semana que os cemitérios estão limpos e prontos para o dia de finados e que alguns proprietários de túmulos deixaram a limpeza para última hora. “Alguns retardatários proprietários de túmulos e familiares chegaram de última hora da noite de ontem para hoje e fizeram a limpeza de seus túmulos. Estão fazendo a retirada de matos, coroas antigas, colocando coroas e flores novas e deixando o lixo nos corredores, mas desde as 7h nossos colaboradores já recolheram esse material. Estamos com 12 garis de plantão fazendo toda essa limpeza desses retardatários.”, afirmou Cid.

Ele ainda pediu pela conscientização da população em relação a destinação correta do lixo, uma vez que além de muitos garis de plantão nos cemitérios a Prefeitura disponibilizou vários containers para armazenamento do lixo. “A Prefeitura de Mossoró não pode limpar túmulos dos proprietários e sim eles mesmos. Peço a compreensão da população que coloque o lixo de seus túmulos nos nossos containers que estão ao lado do cemitério ou que deixem em sacos plásticos que nossos garis estão fazendo esse recolhimento. Desde a semana passada que a Prefeitura fez a limpeza de todos os cemitérios públicos. Deixamos tudo limpo e organizado para o dia de finados.”, concluiu.

Augusto José, de 52 anos, é zelador de túmulo desde 1993 no São Sebastião. Ele é testemunha que o Município preparou todo o cemitério para essa data. “Todos os anos a Prefeitura de Mossoró faz a limpeza, faz a parte dela, mas o povo tem que fazer a sua parte também. Esse mato que tava no corredor não foi a Prefeitura que deixou, mas os donos dos túmulos, que eles nem colocaram esse lixo nos sacos e nem foram colocar lá na caixa de lixo lá fora. A Prefeitura de Mossoró fez a limpeza todinha do cemitério e também já tirou o que os donos dos túmulos colocaram.”, relatou o zelador.

Zeladora há mais de 20 anos também no São Sebastião, Vitória Regia da Silva, de 50 anos, afirmou que a limpeza foi feita pelo Município e que o lixo que tinha foi de alguns proprietários de covas que limparam em cima da hora. “Esse lixo que a gente viu aí foi do pessoal que veio limpar suas covas, aí tiram das suas covas e colocam nos corredores de passeio.”, disse Vitória.

Alesange Pereira Jacome, de 50 anos, comerciante, moradora do bairro Alto de São Manoel, chegou por volta das 11h visitar os túmulos dos parentes. Segundo ela o cemitério estava limpo e não viu nenhuma anormalidade. “Cheguei aqui no cemitério há pouco tempo e estava limpo. Eu não vi nada de anormal não, o de sempre. Costumo vir todos os dias de finados e sempre é assim.”, afirmou Jacome.

COMERCIANTE ATINGE EXPECTATIVA DE VENDA NO DIA DE FINADOS

Mesmo com a situação da pandemia da covid-19 alguns comerciantes conseguiram faturar no dia de finados em Mossoró. Maria Antonieta da Silva, de 66 anos, foi uma delas. A comerciante do bairro Barrocas trabalha vendendo arranjos e rosas naturais nos dias de fiados há 25 anos e disse estar satisfeita com o faturamento. “Não esperava que ia vender muito por causa da pandemia, mas atingi minha expectativa de venda. Trouxe muito produto e tô vendendo bem.”, destacou Antonieta.