quarta-feira - 15/07/2020

Prefeitura de Mossoró realiza testes da covid-19 por drive thru nesta sexta-feira (17)

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar nesta sexta-feira (17) o drive thru de testagem da covid-19 na cidade. A ação vai ocorrer na Estação das Artes Elizeu Ventania, dentro do Circo Hermanos Suarez, das 8h às 18h, sem fechar para almoço, ou até enquanto durar o estoque, exclusivamente para mossoroenses que se encontram dentro do perfil epidemiológico de teste (idosos a partir de 60 anos, gestantes, pessoas com comorbidades). Essa iniciativa da Prefeitura possibilita mais comodidade, rapidez e segurança no atendimento uma vez que não é preciso sair do carro para se testar.

A Secretaria de Saúde está disponibilizando 2 mil testes rápidos que apresentam resultados IgG e IgM à ação na Estação das Artes. Só será testado quatro pessoas por carro, quem apresentar número de CPF, documento oficial com foto, comprovante de residência no nome, nos casos de comorbidades (pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares e outras) declaração ou prescrição médica recente no nome da pessoa. Os resultados dos exames vão ser entregues de 15 a 30 minutos após coleta do sangue por whatsapp, e-mail ou presencial. Os casos que forem positivos vão ser encaminhados à consulta com médico nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas. Também já vão sair com medicamentos para iniciar tratamento contra covid-19.

A Prefeitura de Mossoró preparou todo um esquema de organização para que a testagem ocorra de forma rápida e tranquila. Os carros vão entrar na Estação das Artes pela Avenida Rio Branco (sentido Teatro Dix-huit Rosado/Praça de Eventos), os usuários vão ser testados na tenda do circo e logo em seguida saem pela Avenida Augusto Severo.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, informou que é uma determinação da prefeita Rosalba Ciarlini ampliar essa testagem no maior número possível de espaços da cidade. “É um desejo nosso, é um desejo e determinação da prefeita Rosalba Ciarlini em ampliar a testagem da covid-19 na cidade. Nós já testamos centenas de pessoas nas UPAs, testamos estabelecimentos públicos comerciais como Cobal, Vuco-Vuco e os mercados públicos. Agora vamos testar por drive thru e logo depois devemos também chegar em outros bairros na cidade.”, disse Saudade.

Foto: Arquivo