sexta-feira - 29/11/2019

Prefeitura de Mossoró realiza sonho do casamento para mais de 90 casais mossoroenses

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, realizou na noite desta sexta-feira (29), no ginásio do SESI, o sonho do matrimonio para dezenas de casais que viram a oportunidade de solidificar as histórias do amor no casamento coletivo ofertado gratuitamente pela Prefeitura. Ao todo foram 91 casais mossoroenses que participaram da segunda edição do casamento coletivo do ano de 2019.

“Uma amiga minha mostrou a foto dela eu me interessei. Fui até o trabalho dela. Levei uma caixa de chocolate. Começamos a conversar e depois já levei ela para uma chácara da minha família e continuamos a conversar. Foi a partir daí que começou o nosso namoro.”, relembra emocionado o técnico em refrigeração João Marcelino, de 42 anos, quando conheceu sua esposa.

Maria Helena, de 33 anos, lembra que não escondeu admiração por aquele homem que teve a coragem de levar uma caixa de chocolate no seu trabalho e convidá-la para sair e conversar um pouco. “Eu senti uma emoção muito grande quando recebi a caixa de chocolate. A paixão começou quando ele chegou com o chocolate no meu trabalho. Já gostei logo de primeira.”, afirma a cozinheira agora recém-casada.

O casal está junto há um ano em nome do amor e com a oportunidade de casar gratuitamente pela Prefeitura de Mossoró vieram consolidar essa união. Além do casamento, a relação de um ano do casal também trouxe outro presente: João Marcelino e Maria Helena estão esperando o fruto desse amor que já tem nome escolhido, João Gabriel.

Prefeita Rosalba Ciarlini ao lado do casal João Marcelino e Maria Helena.

A ideia do casamento coletivo surgiu em 1989, durante a administração da então e atual prefeita Rosalba Ciarlini, que fez questão de estar presente em mais uma edição do casamento coletivo.

“O casamento coletivo entrou para a história de Mossoró desde 1989.  Desde esse ano que sou casamenteira. Quero parabenizar a secretária Lorena Ciarlini por ter dado continuidade a um projeto que começou há muitos anos e também pela organização de hoje. Tudo foi organizado para que todos esses casais tenham uma grande noite, que seja uma data marcante e de muita alegria.”, afirmou a prefeita.

Finalizando o discurso, Rosalba ainda desejou votos de felicidade a todos os casais. “Formem todos boas famílias e que Deus abençoe vocês. Viva ao casamento. Viva a união. Que todos vocês sejam felizes.”.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Lorena Ciarlini, o sentimento é de dever cumprido por estar, em mais um momento, proporcionando a construção de novas famílias. “É um sentimento de dever cumprido, uma vez que a centralidade da política da assistência está na família. Nós colaboramos na união desses casais o que significa dizer que nós estamos fortalecendo as famílias e garantindo direitos. É mais um ciclo do casamento coletivo realizado com sucesso no sentido de desenvolver a sociedade e desenvolver aqueles que mais precisam de apoio, que são aqueles de baixa renda.”, pontuou Lorena.

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social ao lado de Lorena Ciarlini e Rosalba Ciarlini.

“Hoje estamos com 91 casais aqui presentes, que todos são mossoroenses. Essa edição teve muitas pessoas jovens. A Secretaria de Desenvolvimento Social se sente realizada por construir a cada ano essa organização familiar através do registro de casamento, que é um ato de cidadania.”, disse a coordenadora do Plantão Social, Eliene Ciarlini, que está à frente do casamento coletivo há 15 anos.

Eliene ainda destacou a importância das parcerias para realização do casamento coletivo. “Também tivemos parcerias que nos ajudam sempre. Temos a Comarca de Mossoró, através do 2º e 4º cartório, que eles são muito acolhedores desse projeto há muitos anos.”, afirmou.

Mais de 240 casais tiveram a oportunidade de casar neste ano pela Prefeitura de Mossoró. Os casais que têm interesse de se casar pela Prefeitura devem ficar atentos nas informações de inscrições que são publicadas no site da Prefeitura ou informadas também pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude.

Participaram do casamento coletivo o deputado federal Beto Rosado e os vereadores Francisco Carlos, Manoel Bezerra, Izabel Montenegro e Sandra Rosado.

Fotos: Carlos Costa