sábado - 15/04/2023

Prefeitura de Mossoró realiza neste sábado mais um “Dia D" de vacinação

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró está realizando neste sábado (15) mais um “Dia D" de campanha de vacinação contra a Influenza, Covid-19, febre amarela, entre outras. O atendimento aconteceu durante a manhã, em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e segue no período da tarde, até as 18h, no Partage Shopping.

“É um dia de mobilização no qual não estamos apenas vacinando a criança, mas chamando os pais, os responsáveis e os avós para se protegerem de diversos agravos. Campanha contra a Influenza é para diversos grupos prioritários, como idosos a partir de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos. A vacina contra a Covid 19, o foco é na bivalente em imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, idosos e gestantes. Vamos trabalhar todas as vacinas para a Covid-19 a partir de 6 meses no que é permitido para cada faixa etária”, ressaltou o coordenador de Imunizações, Etevaldo Lima.

Etevaldo Lima ainda acrescentou que o Município segue atualizando a caderneta da criança com relação à poliomielite. “Os menores de 5 anos que não estão em dia com a vacinação ou que estão no período de receber essa dose podem se vacinar neste sábado”, declarou.

Embora muitos mossoroenses não tenham procurado se imunizar contra essas doenças citadas, há quem não perde uma campanha de vacinação e quem enfatiza a importância delas para a saúde. “Quando eu vejo falar que tem vacina, sou o primeiro a chegar à UBS. Hoje, eu tomei a vacina da gripe. Eu digo a quem tiver medo de tomar vacina: venha assim mesmo”, disse o aposentado Antônio Raimundo Medeiros.

O mecânico Wendell Gomes da Silva é pai da pequena Ana Letícia de 1 ano. Ele ressalta a importância de cuidar dos filhos por meio da vacina. “Eu vejo que é muito importante, favorece muito no desenvolvimento da criança em ralação à saúde e acredito que todos os pais deveriam trazer seus filhos para tomar a vacina”, pontuou.

O empresário Berg Souza enfatizou a necessidade de cada cidadão se proteger e a todos à sua volta. “É de suma importância para se proteger e proteger a outros que estão ao redor. Eu não tenho dúvidas que a vacina salva. Espero que as pessoas se conscientizem e venham se vacinar, para que todas essas doenças possam ser combatidas”, concluiu.

Neste domingo (16), a Prefeitura em parceria com a Maçonaria segue vacinando a população na rua Anderson Dutra, no bairro Aeroporto, no horário das 8h às 10h30. Já zona rural, a vacinação acontece durante a semana nas UBSs.