sábado - 16/03/2024

Prefeitura de Mossoró realiza ações de combate à dengue no Santo Antônio

Por: Edinaldo Moreno

Neste sábado (16), a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Seimurb), realizou uma ação de combate à dengue. A campanha “Mossoró contra à dengue”, percorreu várias ruas do bairro Santo Antônio. A concentração das equipes ocorreu em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Saldanha.

O trabalho de prevenção contra a dengue no Santo Antônio contou com visita às residências realizada pelos agentes de endemias. Os profissionais levaram orientações sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.  O agente de endemias, José Cleilson, explicou o trabalho dos profissionais na ação.

“O trabalho de hoje é de suma importância para que, além do nosso trabalho diário de fazer o tratamento, é envolver a população a participar. Após a visita do agente, é bom sempre o morador olhar eliminando a água parada e de preferência manter fechado. Esse nosso momento é de conscientização e educação para o morador possa dar continuidade nessa prevenção”.

O morador Ibrahim Araújo destacou a importância da ação promovida pela Prefeitura de Mossoró. “É muito positivo estar sendo realizada essa ação, logo porque previne e orienta algumas pessoas que não tem conhecimento sobre prevenção contra o mosquito e de outras doenças transmitidas por ele. É muito importante que as pessoas se conscientizem sobre o assunto”.

A titular da Secretaria de Saúde do município, Morgana Dantas, salientou o trabalho da Secretaria no combate ao mosquito causador da dengue. “É uma ação de todos contra a dengue que conscientiza, orienta e também de coleta seletiva de lixo, retirada de entulhos de dentro das residências para que a gente impeça a proliferação do mosquito”.

Além do trabalho dos agentes, a ação contou ainda  com o serviço de coleta seletiva, coleta domiciliar e recolhimento de entulhos. Secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Miguel Rogério, detalhou o trabalho realizado pela equipe na ação.

“Nós demos apoio a Secretaria de Saúde com a parte de limpeza. Colocamos várias equipes para realizar todo o trabalho de limpeza nesta ação. Eles acompanharam os agentes e já realizar o trabalho na hora. Se tem o lixo em frente da casa, entulho, poda a gente já faz de imediato a retirada”.

Em breve, outras regiões da cidade receberão a ação que visa evitar a proliferação do mosquito da dengue.