segunda-feira - 17/11/2025

Prefeitura de Mossoró realiza abertura do programa “Catalisa Gov”, trazendo mais inovação à gestão pública

A solenidade de abertura do programa “Catalisa Gov” aconteceu no auditório do Sebrae, reunindo autoridades de diversos segmentos.

Por: Solange Santos

Fotos: Rodolfo Fernandes (Secom/PMM) Fotos: Rodolfo Fernandes (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou na tarde desta segunda-feira (17), a solenidade de abertura do programa “Catalisa Gov”, que torna a “Inovação Aberta” uma realidade prática e legal para a gestão pública. É uma estratégia nacional do Sebrae, baseada no marco legal das Startups (Lei Complementar 182/2021), desenhada especificamente para capacitar gestores públicos em todo o processo de compras de inovação.

O vice-prefeito Marcos Medeiros discursa no lançamento do "Catalisa Gov"

“Temos como meta inovar aqui na Prefeitura e o Sebrae nos apresentou essa proposta do ‘Catalisa Gov’. Vimos que era uma forma de contratação bem mais interessante, que tira toda a burocracia da contratação ou melhora. Eu estive recentemente na Espanha e vi como a tecnologia de lá moderniza a gestão. Por exemplo, a estrutura de Barcelona, ela abriu um edital onde contrata diversas Startups para apresentar soluções para a cidade. Diferente da nossa, que nós vamos apresentar nossas dificuldades e em seguida a gente vai contratar a Startup ou alguém que tenha essa solução através do Sebrae, ressaltou Marcos Medeiros, vice-prefeito de Mossoró.

Paulo Miranda - gerente regional do Sebrae

“O Sebrae Mossoró atua como articulador, inclusive junto ao Sebrae nacional, para, através dessa metodologia, abastecer a Prefeitura de Mossoró com ferramentas que dê mais segurança às Compras Públicas de Soluções Inovadoras, especialmente para a parte de inovação e tecnologia. A ideia é de abrir esse leque com informações técnicas, orientações, levantamentos de problemas e oportunidades, para que junto a todo o ecossistema de inovação de Mossoró, e inclusive de outros estados também, possamos resolver problemas da gestão pública com eficiência, transparência, sustentabilidade, se possível, com tecnologia e inovação”, enfatizou Paulo Miranda, gerente regional do Sebrae.

Para Mossoró, a adoção do “Catalisa Gov” é um divisor de águas por três motivos centrais: modernização e eficiência da Gestão, fomento direto à economia local, o ponto principal. Com o Catalisa Gov, a Prefeitura de Mossoró muda seu papel de ser apenas regulador ou parceira distantes para se tornar um "cliente-chave" da inovação. Ao lançar desafios complexos ao mercado, o município profissionaliza o Ecossistema Local de Inovação, incentivando-o a criar soluções robustas e sinalizando o Brasil que Mossoró é uma cidade que investe seriamente em tecnologia e soluções inteligentes.

Etevaldo Almeida - secretário adjunto da Sedint

“Essa iniciativa nos leva a pensar nas soluções dos nossos problemas, pensando numa gestão pública com ideias inovadoras. O Catalisa Gov vem exatamente nessa articulação, para que possamos pautar soluções para os nossos problemas, otimizando nosso trabalho, dando mais dinamismo. É muito importante tornar a gestão pública mais eficiente com ideias inovadoras. É também pensar no desenvolvimento do município, projetá-lo para que possamos estar num parâmetro de município inovador”, declarou Etevaldo Almeida, secretário adjunto da Sedint.

A solenidade de abertura do programa “Catalisa Gov” aconteceu no auditório do Sebrae Mossoró, reunindo autoridades, equipe do Sebrae, membros do Comitê Técnico de Inovação, membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, membros do Ecossistema de Inovação (ELI Mossoró), imprensa e servidores públicos.

Evillin Santana - gerente executiva de Inovação da Sedint

“A chegada do Catalisa Gov é uma conquista estratégica para Mossoró e um marco na modernização da nossa gestão. Fomos uma das poucas cidades do RN selecionadas pelo Sebrae para este programa, que nos dará a ferramenta legal – o CPSI, do Marco Legal das Startups – para resolver nossas 'dores' públicas de forma ágil. Na prática, poderemos contratar soluções inovadoras do ecossistema, o que alinha nossa busca por eficiência com o fomento à economia local”, concluiu Evillin Santana, gerente executiva de Inovação da Sedint.

Anterior Próximo