quarta-feira - 24/09/2025
Prefeitura de Mossoró promove mais uma reunião com a população sobre o Plano Diretor
Por: Edinaldo Moreno
Na noite desta terça-feira (23), a Prefeitura de Mossoró, através do Núcleo Gestor, promoveu mais uma reunião sobre o Plano Diretor. O sexto ciclo de oficinas aconteceu na sala de Engenharia 2 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e contou com a participação de moradores da região do Costa e Silva, Vingt Rosado, Rincão e Pintos.
A proposta busca descentralizar as discussões e facilitar a participação da população de todas as regiões. Neste encontro foram discutidas as temáticas Políticas Setoriais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Ao todo, as oficinas são distribuídas em 15 polos, sendo 10 urbanos e 5 rurais, formados a partir do agrupamento de bairros e comunidades com características semelhantes.
As oficinas procuram colher a percepção popular sobre três grandes eixos: Políticas Setoriais, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. O Plano Diretor orienta o crescimento urbano e territorial de Mossoró, abrangendo uso do solo, mobilidade, habitação, meio ambiente, infraestrutura, patrimônio histórico e desenvolvimento rural. Sua atualização, prevista pelo Estatuto da Cidade (Lei n.º 10.257/2001), que determina revisões periódicas a cada dez anos, garantindo que o planejamento urbano acompanhe as novas demandas da população.
O morador do bairro Vingt Rosado, Jerry Linhares, compareceu a reunião e destacou a importância da Prefeitura de Mossoró está levando a elaboração do plano diretor do município para as localidades e também de ouvir as sugestões destes moradores.
“É muito importante os moradores participarem desta discussão do Plano Diretor porque é onde nós podemos ouvir e reivindicar melhorias. Nestas reuniões buscaremos discutir pontos que podem ser melhorados no nosso bairro e fazer sugestões. Então, é por isso que estou hoje aqui participando deste momento muito importante para todos nós”.
A vice-presidente do Núcleo Gestor, Tamms Morais, explica como são essas oficinas realizadas nestas reuniões em polos nas zonas urbana e rural do município. “É uma satisfação a gente estar aqui perante a comunidade. São pelas comunidades que estamos fazendo essa revisão do Plano Diretor e é gratificante receber esse feedback da população nesta discussão do Plano Diretor. Essas reuniões buscam ao máximo a leitura da cidade e do olhar do morador do município”.
Artur Magalhães, que é engenheiro florestal e também integrante da equipe da oficina oferecida pelo Núcleo Gestor, salientou a discussão dos eixos temáticos nestes encontros com a população. “O nosso objetivo aqui é de ouvir a população e estamos chegando a 18ª oficina e cada uma delas discutir três eixos simultaneamente e neste encontro trabalhamos as Políticas Setoriais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Em cada reunião abordamos esses três eixos com o objetivo de identificar os problemas e potencialidades de cada setor. A dinâmica é colaborativa e a população diz as necessidades que tem na sua localidade”.
A próxima reunião agendada para a discussão do Plano Diretor ocorrerá na sexta-feira (26) na Unidade de Ensino Infantil Adalgisa Fernandes, situada na Rua José Andrade Nunes, 1100, Nova Betânia. O encontro acontece das 18h às 21h.
Confira todo o cronograma de oficinas através do site www.planodiretor.mossoro.rn.gov.br na aba "documentos" ou no calendário disponível.