quarta-feira - 10/01/2024

Prefeitura de Mossoró promove II Workshop sobre Avaliação e Planejamento na Educação

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró promoveu ao longo desta quarta-feira (10) o II Workshop sobre Avaliação e Planejamento, atividade idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e realizada no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Na oportunidade, foram discutidas as ações da pasta ao longo do ano passado, debatendo também aquilo que será executado ao longo de 2024.

De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Marcos Oliveira, o workshop marca o início do planejamento da SME para o ano letivo de 2024. “A primeira finalidade é fazer um balanço geral das atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano de 2023, e, com base nesse diagnóstico que estamos realizando, construir o planejamento estratégico da SME para este ano”, pontuou, acrescentando:

“Essa é uma oportunidade também dos profissionais conhecerem o trabalho que vem sendo desenvolvido por cada setor, um momento de interação, de entender quais são as ações comuns. Tudo isso promove essa reflexão sobre o fazer, sobre aquilo que nós estamos desenvolvendo, e nos orienta melhor para o plano de ação que vai ser executado agora em 2024”, frisou o secretário Marcos.

Participaram do workshop todos os servidores que compõem a equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação, incluindo Diretoria Executiva, Diretorias Administrativas, Gerências e Coordenadorias, além de supervisores técnicos que atuam na SME. “A partir do que conseguimos de resultados em 2023, planejamos 2024, de modo que todas as ações estejam voltadas para um fim, que é o aprendizado das crianças e dos adolescentes que estão matriculados na Rede Municipal de Ensino”, destacou a professora Gilneide Lobo, diretora de Planejamento e Gestão Educacional da SME.

Gilneide Lobo

Coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o professor Alexandre Andrade também ressalta a relevância da iniciativa. “É um momento extremamente importante, em que nós refletimos sobre tudo o que foi desenvolvido, os resultados que nós alcançamos com o trabalho da Secretaria da Educação junto às escolas, e também o momento de programar novas ações, novos resultados. O foco é que o nosso aluno aprenda, e para que haja esse aprendizado significativo, nós precisamos planejar, criar objetivos e colocar em prática”, disse.

Stênio Lúcio

Titular da Gerência de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia, o professor Stênio Lúcio reforça a importância de iniciativas como o workshop. “É uma oportunidade de verificar, avaliar, e monitorar todo o planejamento de 2023 e, a partir daí, observando o Plano Municipal da Educação e o Plano de Governo, definir o planejamento estratégico de 2024, utilizando, por exemplo, uma metodologia chamada 5W2H, que facilita esse monitoramento. Através desse instrumento, a gente consegue detalhar tudo que é necessário para a realização de uma atividade”, concluiu.