sexta-feira - 15/09/2023

Prefeitura de Mossoró promove conferência sobre segurança alimentar e nutricional

Por: Thiago Braga

Nesta sexta-feira (15), a Prefeitura de Mossoró realizou a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro foi realizado no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania e reuniu servidores municipais, representantes de órgãos governamentais e não governamentais, além da sociedade civil.

A conferência trouxe como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. Entre seus objetivos: fortalecimento dos compromissos políticos com a democracia; erradicação da fome; garantia do direito humano à alimentação adequada; entre outros.

Erison Natécio, secretário de Assistência Social e Cidadania. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

“É um momento muito importante, porque Mossoró entra numa discussão nacional que trata justamente da segurança alimentar e nutricional, notadamente daqueles públicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, população em situação de rua. Nós precisamos, enquanto Município, discutir de forma geral a conjuntura, o contexto da segurança alimentar e nutricional, mas também discutir formas de garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica o acesso à alimentação e o acesso à alimentação de qualidade”, evidenciou Erison Natécio, secretário de Assistência Social e Cidadania.

Além de discutir estratégias para a erradicação da fome, o evento ainda visa a instalação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “Todas as políticas direcionadas à segurança alimentar precisarão do Conselho para que ele possa deliberar; formular o plano municipal de segurança alimentar e nutricional e assim podemos inserir no orçamento público medidas e estratégias de erradicação da fome, priorizando todos os povos tradicionais e a população em geral, em vulnerabilidade e risco social”frisou Suzaneide Silva, gerente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município.

Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Vamos abordar alguns eixos com temáticas importantes para a elaboração de políticas públicas. Além disso, falar sobre aspectos do Sistema Nacional de Segurança Alimentar. Por exemplo, os seus benefícios, o que a gente pode melhorar para que essa segurança alimentar seja atuante em nosso município. São vários sistemas que passam por áreas como educação, saúde, assistência. A segurança alimentar é um tema muito amplo, vai desde o nosso agricultor - na produção até a comida no prato. Então, tudo isso passa por vários setores para ter segurança alimentar. Nesse sentido, a gente precisa ter direito à educação, assistência social, ter a prática de atividade física. É todo um conjunto que engloba várias secretarias, várias determinantes para a gente poder dar seguimento a realmente o que é segurança alimentar nutricional”, informou Shirley Martins, coordenadora de Segurança Alimentar do município.

A discussão envolve produção, comercialização e consumo dos alimentos, abrangendo diversos setores. São aspectos relevantes que mobilizam as populações da cidade e do campo. Representantes de cooperativas que trabalham com agricultura familiar também participaram do encontro.

Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Estamos vivenciando a primeira conferência municipal da gestão. Então, mais uma vez inovando. Na pauta do encontro, há ligação forte com a agricultura, porque são os nossos agricultores, nossos produtores que fornecem esses alimentos para a merenda escolar, às unidades de saúde, unidades da assistência social. No momento em que a gente tem a discussão dessa segurança alimentar e as cooperativas, as associações de produtores aqui presentes, eles conseguem ter a real noção, a importância de todo o trabalho feito, e, sobretudo, um trabalho de qualidade, com alimento nutritivo. Isso é realmente para alimentar quem está precisando”, destacou Faviano Moreira, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.