sábado - 03/12/2022
Prefeitura promove avanços na Educação com Programa de Recomposição das Aprendizagens
Por: Wesley Duarte
A Prefeitura de Mossoró promoveu neste sábado (3), na Rede Municipal de Ensino, o último encontro do ano do Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA). A iniciativa tem como proposta recompor as habilidades e competências não desenvolvidas no âmbito do ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19. Alunos de escolas municipais comemoraram os avanços nos estudos com a efetivação do programa.
Nos encontros realizados aos sábados, os estudantes do Município se dedicaram às aulas multidisciplinares para alcançar as metas e objetivos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Entre as atividades do programa estão: A convivência na Educação Infantil, Letramento e Alfabetização, Oficina de Produção de Texto, Letramento Matemático, Iniciação Científica, Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Mossoró Educa+.
A coordenadora pedagógica Jacirene Libânio, da Escola Municipal Rotary, reconheceu a importância do Programa de Recomposição das Aprendizagens realizado pela Secretaria Municipal de Educação. A pedagoga destaca que as atividades extracurriculares foram essenciais para o desenvolvimento dos alunos.
“Um olhar diferenciado para um momento pós-pandemia. Percebemos que nas aulas remotas os alunos tinham certas dificuldades, então, a Secretaria de Educação com esse programa, realmente veio a recompor e trouxe uma programação sempre especial, chamando aqueles alunos com mais dificuldades para os encontros. Hoje encerramos com o sucesso do PRA e com sentimento de dever cumprido”, disse.
A estudante Emily Ilany comemorou o avanço nos estudos com a utilização da metodologia de ensino do PRA. “Com o programa eu consegui esclarecer muitas dúvidas geradas na pandemia. O PRA foi muito bom, porque sanei minhas dúvidas e estou bem mais avançada. Muitos colegas me perguntavam coisas que não conseguiam compreender. Com o PRA eu consegui ajudá-los”.
Luís Eduardo, estudante da Escola Municipal Rotary, também participou dos encontros do PRA. “O PRA é muito importante, pois ajuda a esclarecer dúvidas dos alunos. Os professores passam textos, atividades e vão explorando o conhecimento dos alunos. Muito bom”, comentou.
“A gente vê que o PRA foi extremamente necessário. Realmente, nossos alunos voltaram da pandemia, mesmo com nossos esforços, com uma lacuna, então, o PRA veio para complementar esse processo, para que as crianças pudessem recompor essas aprendizagens”, avaliou Regicleide Freitas, professora da Escola Municipal Rotary.