terça-feira - 16/02/2021

Prefeitura aprimora aterro sanitário e planeja ampliação

Por: DIRETI

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, planeja a ampliação do aterro sanitário municipal. O prefeito Allyson Bezerra e o secretário Breno Queiroga estiveram no local na tarde desta segunda-feira, 15, e observaram o trabalho que está sendo realizado no equipamento.

O diretor executivo de Serviços Urbanos, Rodrigo Lima, informou que são enterrados 4,5 mil toneladas de lixo domiciliar por mês no aterro. Ele enfatizou que a capacidade do aterro já está bem avançada e que é urgente a ampliação do espaço.

“O aterro hoje já está com sua capacidade avançada. Nós temos praticamente mais dois anos para recebimento da coleta domiciliar. Nós estamos precisando montar um projeto de ampliação deste aterro que é uma necessidade urgente. O projeto de um aterro não se faz de um dia para a noite. Precisamos trabalhar firmemente nesse projeto. As primeiras células já estão praticamente fechadas. Estamos trabalhando nas duas últimas que tem no aterro”, disse.

Equipamento necessita urgentemente de ampliação. Foto: Célio Duarte

Breno Queiroga se mostrou satisfeito com o que viu. Segundo ele, no início de sua gestão a frente da Secretaria, as duas células não estavam com funcionamento adequado e que há o aprimoramento de um sistema para a redução do lixo que chega ao local.

“Estou muito feliz com o que eu estou vendo aqui. Quando nós chegamos aqui em Mossoró para assumir a gestão, as duas células que tem lá atrás não estavam adequadas, estavam com o lixo todo aparente, tinha muito líquido dentro das células, muito água. Hoje a gente chegou e já está tudo resolvido. A empresa agiu rápido diante da nossa solicitação. Estamos aprimorando esse sistema de coleta para reduzir o lixo que está chegando aqui e, se Deus quiser, dar mais durabilidade ao nosso aterro sanitário”, diz o secretário.

O prefeito Allyson Bezerra classificou como fundamental a destinação correta do lixo e que o processo de reorganização encontrado por ele na visita desta segunda-feira é bem diferente do que pouco mais de 40 dias atrás.

“É fundamental a destinação do lixo. Por isso que estamos aqui em uma visita técnica ao aterro municipal, conhecendo todo o processo e a reorganização que nos já estamos dando aqui no aterro, diferentemente de como encontramos 40 dias atrás, uma verdadeira desorganização e hoje nós estamos tendo a certeza de que o aterro municipal está sendo bem gerido pela nossa equipe de infraestrutura. Estamos trabalhando para que possamos fazer o processo do recolhimento do lixo da cidade de Mossoró de forma mais eficiente e de forma mais barata. Isso é um compromisso nosso”, assegura.