quinta-feira - 21/11/2019

Prefeitura de Mossoró participa de Plano de Ação Territorial da Cajucultura

Na manhã desta quarta-feira, 20, a prefeitura de Mossoró, através da secretaria de agricultura, esteve presente no lançamento do Plano de Ação Territorial da Cajucultura. O plano faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste em parceria com diversas instituições como Sebrae, Emater, Emparn, Cooperativas e Universidades.

O Plano de Ação Territorial da Cajucultura conta com um Comitê formado por três municípios: Mossoró, Areia Branca e Serra do Mel e conta com a participação de 100 produtores rurais que trabalham nos 35.800 ha de plantio de caju. O Plano tem como objetivo desenvolver um conjunto de estratégias e ações para potencializar a competitividade da atividade e fortalecer a cadeia produtiva do caju na região.

Segundo o superintendente do Banco do Nordeste no estado, Jorge Antônio Bagdêve, falou da escolha do caju e da importância da parceria com a prefeitura para a execução do Plano. “O caju foi escolhido pela potencialidade da produção na região e porque ele não se perde, conseguimos aproveitar 100% do fruto.A prefeitura é muito importante nesse momento porque é o principal apoio dentro do município. Quando um município toma a frente, o programa prospera”, falou.

O secretário de Agricultura do município, Jean Carlos, destacou que um programa como esse auxilia o crescimento e desenvolvimento da cultura do caju na região. “Com esse período de seca nós temos que desenvolver ações e medidas para ajudar esses produtores. Mossoró não poderia ficar de fora desse plano que é um trabalho de parceria forte e a prefeitura vai desenvolver ações e atividades juntamente a todos os participantes”, disse.

Sobre o Prodeter - Programa de Desenvolvimento Territorial

O Programa de Desenvolvimento Territorial incorpora um conjuto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, o fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais, além da integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.