sexta-feira - 10/02/2023

Prefeitura de Mossoró participa de missão técnica de fruticultura na Europa

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) está representando a Prefeitura de Mossoró na missão técnica de fruticultura na Europa. A comitiva é formada ainda por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), Federação da Agricultura do RN, Governo do Estado e Câmara Municipal de Mossoró (CMM).

A missão tem por objetivo apoiar o fruticultor mossoroense na questão logística. Houve reuniões com autoridades portuárias na Holanda, com empresas de transporte marítimo para viabilizar a melhor logística para o transporte das frutas dos produtores mossoroenses, explicou o secretário de Agricultura de Mossoró, Faviano Moreira.

“Um dos focos dessa missão técnica é apoiar o fruticultor de Mossoró nessa questão logística. Tivemos reuniões com autoridades portuárias dos portos de Roterdã, na Holanda, e as empresas que fazem o transporte marítimo para viabilizarmos a melhor logística para os nossos fruticultores no envio de cargas”.

Além destes encontros, Faviano Moreira informou que o grupo está divulgando os produtos das empresas de Mossoró na Fruit Logística 2023, considerada a maior feira do gênero no mundo, e que ocorre de 8 a 10 deste mês em Berlim, na Alemanha.

“A Secretaria de Agricultura de Mossoró está presente apoiando o agricultor no maior evento de fruticultura do mundo. Estamos divulgando os produtos das empresas mossoroenses aqui na Feira e também fazendo o convite aos participantes desta Feira para a Expofruit”, disse.

A missão técnica também irá à Espanha. “Haverá uma visita à embaixada brasileira na Espanha para tentar viabilizar a questão das cargas brasileiras de frutas que entram no país, que tem um entrave burocrático. A reunião terá o intuito de diminuir essa questão burocrática para que a carga consiga entrar com mais facilidade”, ressaltou Faviano. Por fim, a missão também irá a Portugal para reunir-se com interessados em adquirir as frutas produzidas no território potiguar.