quinta-feira - 27/11/2025
Prefeitura de Mossoró, Ministério Público e Ufersa realizam a “IV Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa”
Prefeitura e parceiros realizam a “IV Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa” (Semjur), reunindo servidores municipais, estudantes, profissionais e instituições.
Por: Solange Santos
A Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (RN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), iniciou na última quarta-feira (27) a “IV Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa” (Semjur) reunindo servidores municipais, estudantes, profissionais e instituições, com palestras, oficinas e vivências restaurativas. Um compromisso coletivo com ambientes de trabalho mais saudáveis, respeitosos e cooperativos. A programação seguirá até esta sexta-feira (28).
O evento festeja a Justiça Restaurativa visando despertar um novo olhar sobre os conflitos, reparando danos e restaurando relações por meio do diálogo, da responsabilização e da reintegração social. Os círculos, inspirados na abordagem de Kay Pranis, são espaços seguros e acolhedores, pensados para que cada pessoa possa falar, ouvir e ser ouvida com respeito. É um processo estruturado de comunicação que fortalece vínculos, amplia a cooperação entre equipes e promove um ambiente de trabalho mais humano, harmônico e colaborativo.
“Os círculos de diálogo funcionam de maneira a facilitar um melhor diálogo entre os servidores com temáticas diversas, tanto com a questão da Justiça Restaurativa, quanto com a comunicação não violenta, utilizando temas como sonhos, realização, identidade, questão do burnout, como um ponto que tem levado muitos servidores à depressão. Então, os círculos de diálogo estão funcionando com diversos temas, para que os vínculos sejam fortalecidos”, declarou Maria Eduarda Fonseca, membro do projeto de extensão de Direitos Humanos, na Prática da Ufersa.