quinta-feira - 27/11/2025

Prefeitura de Mossoró, Ministério Público e Ufersa realizam a “IV Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa”

Prefeitura e parceiros realizam a “IV Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa” (Semjur), reunindo servidores municipais, estudantes, profissionais e instituições.

Por: Solange Santos

Foto: Divulgação PMM Foto: Divulgação PMM

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (RN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), iniciou na última quarta-feira (27) a “IV Semana Mossoroense de Justiça Restaurativa” (Semjur) reunindo servidores municipais, estudantes, profissionais e instituições, com palestras, oficinas e vivências restaurativas. Um compromisso coletivo com ambientes de trabalho mais saudáveis, respeitosos e cooperativos. A programação seguirá até esta sexta-feira (28).

O evento festeja a Justiça Restaurativa visando despertar um novo olhar sobre os conflitos, reparando danos e restaurando relações por meio do diálogo, da responsabilização e da reintegração social. Os círculos, inspirados na abordagem de Kay Pranis, são espaços seguros e acolhedores, pensados para que cada pessoa possa falar, ouvir e ser ouvida com respeito. É um processo estruturado de comunicação que fortalece vínculos, amplia a cooperação entre equipes e promove um ambiente de trabalho mais humano, harmônico e colaborativo.

Maria Eduarda Fonseca (à direita), membro do projeto de extensão de Direitos Humanos, na Prática da Ufersa

“Os círculos de diálogo funcionam de maneira a facilitar um melhor diálogo entre os servidores com temáticas diversas, tanto com a questão da Justiça Restaurativa, quanto com a comunicação não violenta, utilizando temas como sonhos, realização, identidade, questão do burnout, como um ponto que tem levado muitos servidores à depressão. Então, os círculos de diálogo estão funcionando com diversos temas, para que os vínculos sejam fortalecidos”, declarou Maria Eduarda Fonseca, membro do projeto de extensão de Direitos Humanos, na Prática da Ufersa.

Anterior Próximo