terça-feira - 16/05/2023

Prefeitura de Mossoró lança programa “Viajar na Melhor Idade”

Por: Maricelio Almeida

“Vou viajar muito, se Deus quiser”. A declaração de Maria Matilde, 69 anos, resume a alegria dos idosos assistidos pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) de Mossoró durante o lançamento do programa “Viajar na Melhor Idade”, ocorrido na tarde desta terça-feira (16), no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.

A iniciativa proporcionará, aos mais de 500 idosos cadastrados nos 17 equipamentos da Assistência Social que oferecem os serviços de convivência, lazer e oportunidade desse público conhecer novos lugares e pontos turísticos de Mossoró e de todo o Rio Grande do Norte, a partir de um micro-ônibus adquirido com recursos oriundos de projeto aprovado pela Semasc no Governo Federal.

“Chegando a oportunidade, nós já vamos estar no caminho. É maravilhoso viajar em grupo, porque nós não tivemos oportunidade antes, agora depois de idoso estamos tendo essa oportunidade e temos que aproveitar”, acrescentou Maria Matilde, que participa das atividades realizadas no Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Alto de São Manoel.

“Eu acho maravilhoso, excelente! O CCI é a minha casa, as coordenadoras são muito boas, eu tenho as minhas amigas, lá eu danço, canto, apresento, faço o que precisar. E agora eu vou viajar, se Deus quiser. Eu tenho vontade de conhecer vários lugares e onde tiver uma brecha para eu ir, eu estou no caminho”, complementou Paula Francinete, de 81 anos.

Dona Maria de Lourdes, 72 anos

Dona Maria de Lourdes, 72 anos, também está animada para participar do programa “Viajar na Melhor Idade”. “Faz muito tempo que não viajamos, agora vamos ter a oportunidade, se Deus quiser. Gosto muito, porque é muito bom viajar, e com essa turma é melhor ainda. Lá no CCI é muito bom, as pessoas são maravilhosas”, acrescentou a idosa.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Erison Natécio, explica como o programa vai funcionar. “O objetivo principal é proporcionar a esses idosos atividades de lazer, entretenimento, convivência, saindo um pouco dos muros da cidade de Mossoró, visitando outras cidades, pontos turísticos do nosso Estado, proporcionando assim um ambiente favorável ao desenvolvimento de atividades e ações na melhor idade”, disse, acrescentando:

“Os idosos terão todo o suporte da nossa equipe técnica e multiprofissional. Nós temos um cronograma de viagens previamente agendado, por ocasião de submissão do programa, que contempla várias viagens”, pontuou Erison Natécio.

Titular da Gerência de Proteção Social Básica da Semasc, Marwyla Lima reforça a importância do programa e destaca que os idosos que quiserem participar do “Viajar na Melhor Idade” podem demonstrar esse interesse nos próprios Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) que são atendidos.

“Nós temos hoje 17 serviços de convivência que estão dentro das nossas unidades de Proteção Social Básica, e todos eles contemplam grupos de idosos e idosas. Há um anseio muito grande de eles viajarem, de terem acesso a lazer, e aí a gente vem proporcionar esses serviços de lazer, de convivência familiar e comunitária para as pessoas idosos no município de Mossoró”, afirmou.

Gestora do Sistema Única de Assistência Social (SUAS) em Mossoró, Suzaneide Pereira também ressalta a relevância do programa lançado nesta terça-feira. “Esse programa representa o reconhecimento do papel da pessoa idosa na sociedade, é um momento de reconhecimento que nós não estamos na finitude, nós estamos ainda com muita experiência para dar”, disse.

“É uma importante ação que vai beneficiar diretamente os nossos idosos que estão sendo assistidos nos CRASs, que vai servir para a gente levar os idosos para conhecerem pontos turísticos da cidade de Mossoró, do nosso Estado, pontos culturais, levar os idosos à praia, à serra, atrações, é uma ação diretamente voltada para a terceira idade, mas é importante dizer que toda idade tem que ser aproveitada ao máximo”, finalizou o prefeito Allyson Bezerra.