sexta-feira - 21/01/2022

Prefeitura de Mossoró lançará na terça-feira Programa Semear 2022

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), lançará na próxima terça-feira (25) a edição 2022 do Programa Semear. O evento será realizado a partir das 8h, no Parque Armando Buá, conhecido com Feira do Bode.

Coordenador de Pecuária da SEADRU, Ney Maranhão explica que neste ano o programa terá uma série de novidades que serão apresentadas no dia do lançamento aos agricultores cadastrados no programa de corte de terra.

“Teremos muitas novidades no Programa Semear deste ano. Elas serão apresentadas para todos os beneficiários do corte de terra no evento”, disse o coordenador que ressalta que o programa de corte de terra do município disponibiliza ao agricultor uma quantia de óleo diesel para a realização do serviço na propriedade.

“Para o Programa Semear é disponibilizado uma quantia de óleo diesel. Para cada agricultor inscrito no programa são disponibilizados 22 litros. Esperamos em torno de 5 mil beneficiários do programa neste ano”, destacou.

No início deste mês, a Secretaria de Agricultura apresentou para os representantes de comunidades rurais e tratoristas o plano de trabalho para o programa a ser realizado neste ano. O encontro serviu para a pasta municipal socializar informações aos presentes e definir os pontos a serem trabalhados.

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, distribuiu no ano passado mais de 96 mil litros de óleo diesel para agricultores de mais de 110 comunidades rurais. Ao todo, foram 59 tratoristas que realizaram o corte de terra.

PROGRAMA SEMEAR

O Programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural de Mossoró. Cada um recebe uma quantidade definida pela SEADRU.

O programa existe há mais de 20 anos e ajuda ao produtor rural das comunidades mossoroenses a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

O Programa Semear está amparado pela Lei nº 3.301, de 21 de agosto de 2015. E tem por finalidade atender a grupos de agricultores familiares com caráter contínuo, executado no primeiro semestre de cada ano, observando o período chuvoso da região.

Tem direito ao programa o agricultor que tenha área menor que quatro módulos rurais; que utilize predominantemente mão de obra familiar; e que tenha renda familiar originada da atividade econômica vinculada ao próprio estabelecimento.