quarta-feira - 21/02/2024

Prefeitura de Mossoró lança edição 2024 do Programa Semear

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró lançou na manhã desta quarta-feira (21) a edição 2024 do Programa Semear. A solenidade de lançamento aconteceu no Parque de Exposições Armando Buá e contou com a participação de autoridades e agricultores de diversas comunidades rurais do município. O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru).

Titular da Seadru, Faviano Moreira destacou o objetivo do programa de corte de terra. Mais uma vez mais de 4 mil agricultores de mais de 100 comunidades rurais de Mossoró estão inscritos no programa de corte de terra para receber o benefício.

“Baseado na lei municipal, tradicionalmente a Prefeitura de Mossoró dá esse suporte ao pequeno agricultor. Esse apoio é essencial para o agricultor mossoroense, fornecendo 22 litros de óleo diesel para os agricultores familiares”, explicou.

Entre 2021 e 2023, a Prefeitura de Mossoró distribuiu 300 mil litros, uma média de 100 mil litros por edição, e em 2024 o Município também distribuirá para os beneficiários outros 100 mil litros para o corte de terra dos agricultores beneficiados inscritos no programa.

O Programa Semear incentiva o pequeno agricultor familiar através do fornecimento gratuito de óleo diesel para o corte de terra na zona rural. Cada agricultor recebe uma quantidade definida pela Seadru. O programa existe há mais de 20 anos e ajuda aos produtores rurais das comunidades a produzirem os frutos da terra necessários à subsistência e ao crescimento da renda familiar.

“MAPAS DE SOLOS”

Nesta edição, a Secretaria de Agricultura de Mossoró entregou aos agricultores presentes à cerimônia de lançamento do Programa Semear  “Mapas de Solos”.

A caracterização dos solos faz parte do programa “Mossoró Rural”. A medida garante assistência técnica para o produtor rural mossoroense através da Lei Municipal n.° 4.101, de 23 de dezembro de 2023. A pesquisa científica realizou análises químicas e físicas em 69 pontos distribuídos em todos os polos da zona rural de Mossoró.

“Mossoró é o primeiro município do Rio Grande do Norte a desenvolver esses mapas de solos. Fizemos uma coleta de solos em toda a zona rural de Mossoró e temos agora o tipo de solo de cada comunidade. Agora, o agricultor, baseado no documento, escolhe qual cultura ele quer plantar, a melhor cultura que se adapta ao tipo de solo”, frisou Faviano Moreira.

Foram elaborados mapas que ilustram a classificação destes solos e a distribuição dos atributos químicos (Fósforo, Cálcio, Potássio e Ph) e físicos (Teor de Argila). O objetivo do estudo foi ter uma melhor compreensão da aptidão agrícola da região e definir as culturas e variedades mais indicadas para as diversas regiões e comunidades mossoroenses.

O estudo destaca que os solos apresentam boa fertilidade natural, mas com variações em suas características morfológicas, físicas, químicas e mineralógicas dada a natureza do material de origem e as condições edafoclimáticas da região.

O município de Mossoró está inserido na Mesorregião Oeste do Rio Grande do Norte e pertence a um dos principais polos produtores da fruticultura brasileira (Agropolo Mossoró/Assú) e da agropecuária potiguar. Mossoró possui a maior zona rural do Rio Grande do Norte.