sábado - 04/07/2026
Prefeitura de Mossoró intensifica prevenção e diagnóstico das hepatites virais com ação na UBS Alto do Sumaré
Mobilização oferece testes rápidos, vacinação, orientação e reforça a importância do diagnóstico precoce durante o "Julho Amarelo"
Por: Elisângela Lima
A Prefeitura de Mossoró realizou neste sábado (4), na Unidade Básica de Saúde Antônia Edilma de Lima, no bairro Alto do Sumaré, uma ação voltada à prevenção, diagnóstico e conscientização sobre as hepatites virais.

A mobilização integra a programação do programa "Julho Amarelo", campanha nacional de enfrentamento às hepatites, e disponibilizou testes rápidos, vacinação, orientações e encaminhamento para tratamento quando necessário.
A iniciativa faz parte das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar o acesso da população aos serviços de prevenção e fortalecer o diagnóstico precoce. As hepatites virais podem permanecer sem sintomas por muitos anos, tornando a testagem uma importante ferramenta para identificar precocemente a doença e iniciar o tratamento, evitando complicações.

O médico Daniel Santos destacou que a campanha busca justamente alcançar pessoas que podem estar infectadas sem saber.
"A gente está fazendo esse mês de julho, um mês de conscientização com relação às hepatites, porque elas são doenças que, em grande parte dos pacientes, são assintomáticas. Os pacientes não têm nenhum tipo de sintoma que faça buscar voluntariamente o sistema de saúde. Fazendo campanhas e testes rápidos, conseguimos detectar essas pessoas que têm a doença, mas muitas vezes não sabem. Também podemos ofertar esse momento para fazer a vacinação. Temos vacinação para hepatite A e hepatite B e, claro, todas as vacinas do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde" relatou.
A enfermeira Kézia Carvalho reforçou que a campanha tem foco principalmente nas hepatites B e C, destacando que a prevenção e o diagnóstico são fundamentais.
"A campanha 'Julho Amarelo' começou agora no início de julho e estamos combatendo principalmente as hepatites B e C. Temos vacina contra a hepatite B, porém para a hepatite C não existe vacina. Hoje estamos realizando os testes rápidos durante todo o dia, porque é por meio deles que conseguimos detectar essas hepatites. Toda a comunidade está convidada para participar dessa ação".

Quem participou da mobilização aprovou a iniciativa. A paciente Maria Alves ressaltou a tranquilidade proporcionada pelo exame.
"É muito bom fazer o exame e saber que a gente não está doente. Estou muito feliz de estar aqui com vocês."

O aposentado José Nilson também destacou a importância da prevenção.
"Acho muito importante, porque essas vacinas previnem muitas doenças. Aí eu vim tomar."

Além da testagem rápida, os profissionais da rede municipal orientaram os usuários sobre formas de transmissão das hepatites virais, medidas de prevenção, vacinação e acompanhamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Mossoró com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o fortalecimento da atenção básica, incentivando a população a manter o calendário vacinal atualizado e a realizar exames preventivos regularmente.