quarta-feira - 06/09/2023

Prefeitura de Mossoró intensifica ações de incentivo ao aleitamento materno

Por: Thiago Braga

Durante todo o ano, a Prefeitura de Mossoró promove uma série de ações de incentivo ao aleitamento materno no município. As ações no mês de agosto são intensificadas em uma campanha nacional que reforça a importância do movimento. As atividades são desenvolvidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) junto à população nos mais diversos bairros.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) – das zonas urbana e rural – e outros equipamentos públicos realizaram diversas ações dentro campanha “Agosto Dourado”. Neste mês setembro, as atividades continuam nos equipamentos do município.

Na manhã desta quarta-feira (6), a UBS Dr. Francisco Nazareno P. Gurgel, localizada no bairro Dix-sept Rosado, região do Bom Pastor, desenvolveu uma roda de conversa com as usuárias da unidade. A ação abordou a temática do incentivo ao aleitamento materno e introdução alimentar.

“A roda de conversa sobre aleitamento materno teve como objetivo informar e esclarecer às gestantes e mães presentes sobre a importância do leite materno, do ato de amamentar, que além dos nutrientes para o bebê fortalece o vínculo de afeto. Além disso, ressaltar a necessidade de uma rede de apoio para as mães que amamentam, pois os desafios físicos e emocionais são significativos nesta etapa e, para que a mãe possa perseverar e não desistir de amamentar e se sentir capaz para tal ato de amor, ela necessita de apoio”, explicou Dorisângela Lima, assistente social.

A população da zona rural também é contemplada com as ações. Na quinta-feira (31), equipe da UBS do Piquiri realizou atividade na comunidade Sussuarana. A ação aconteceu na Escola Municipal Francisco de Assis Nogueira.

“São ações que visam destacar a importância da amamentação para a saúde e bem-estar tanto do bebê como dessa nova mãe. A campanha ‘Agosto Dourado’ faz referência à cor dourada do colostro, o primeiro leite materno, riquíssimo em nutrientes que visam o pleno desenvolvimento desse bebê. A campanha tem diversos objetivos que vão além do incentivo à amamentação exclusiva até o sexto mês. Ela visa também conscientizar sobre os benefícios e desmistificar mitos, além de sensibilizar todo o poder público e privado sobre as licenças-maternidades e sobre a criação de espaços de amamentação nas empresas. Além disso, busca empoderar essas mães e também fortalecer a rede de apoio que essa nova mamãe tanto precisa”, informou Luanda Mezaab, coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição da SMS do município.

A nutricionista ainda acrescenta: “o leite materno é um alimento completo e personalizado, adaptado às necessidades específicas de cada bebê. A amamentação não só oferece benefícios nutricionais, mas também fortalece o vínculo entre o bebê e a mãe. Além disso, contribui para o bem-estar de ambos”, informou Luanda Mezaab.

Ainda na programação do “Agosto Dourado”, na semana passada, a UBS Dr. Luiz Escolástico Bezerra, no bairro Santa Delmira, promoveu reunião mensal do grupo de gestantes da unidade sobre ordenha e armazenamento de leite humano.