segunda-feira - 04/07/2022

Prefeitura de Mossoró inicia vacinação antirrábica em cães e gatos

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (4) a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a estimativa é imunizar 80% dos 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.

O órgão vinculado à Secretaria de Saúde enviou às comunidades Agrovila Maísa e Sussuarana seis equipes de vacinadores para iniciar os trabalhos na zona rural. Os moradores da Maísa destacaram a importância do trabalho a ser realizado de casa em casa.

“É bem importante para a gente. É uma importância válida, principalmente que eu não tenho gato, o animal que aparece aqui é de rua. Eu tenho criança e é muito interessante esse trabalho de vocês”, disse a dona de casa Wigna de Alencar.

“É muito bom porque evita doenças e a gente não tem que se deslocar a Mossoró. Quem tem transporte é bom, mas quem não tem fica mais difícil ir até a cidade”, falou Josivânia Tomaz da Silva, que comemorou o fato de não ter que se deslocar a Mossoró para vacinar seu gato de estimação.

“Aqui em casa vacinei quatro animais, sendo duas gatas e duas cachorras”, explicou o comerciante Francisco das Chagas.

Médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Genicleyton de Gois explica que o vírus da raiva é um dos mais letais da natureza e provoca no ser humano e nos animais encefalite aguda e progressiva, que pode levar à morte. “A vacinação funciona como uma forma de bloqueio do vírus até o homem. Pedimos que toda a comunidade adira à campanha antirrábica de vacinação para que possamos estabelecer esse bloqueio entre o vírus e o homem”.

A vacinação contra a raiva também está sendo realizado na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizada à rua Moisés da Costa Lopes, nº 83, no bairro Nova Betânia. A imunização ocorre de segunda a quinta das 07h às 11h e das 13h às 16h. As sextas-feiras vai das 07h às 13h.

"Esse da sexta-feira é para justamente quem tem disponibilidade de ir na hora do almoço e não tem como levar o animal no horário comercial", informou João Paulo, diretor administrativo do CCZ.

Tags:
Anterior Próximo