segunda-feira - 25/03/2024

Prefeitura de Mossoró inicia obras de UBSs nas comunidades Picada e Arisco

Por: Ítalo Mikael

A Prefeitura de Mossoró tem trabalhado ativamente para concretizar antigos desejos da população. Na manhã desta segunda-feira, 25 de março, as comunidades Picada e Arisco, localizadas na zona rural do município, receberam ordens de serviços para o início das obras de Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Essa iniciativa representa um avanço significativo no acesso à saúde dessas comunidades, garantindo um atendimento digno e de qualidade para todos os moradores.

“A UBS será um importante ponto de apoio para a promoção de bem-estar e cuidados médicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos locais. Essa é mais uma prova do compromisso da Prefeitura em atender às necessidades e demandas da população, investindo em infraestrutura e serviços essenciais para o desenvolvimento e o progresso de Mossoró”, destacou Morgana Dantas, secretária de Saúde.

Morgana Dantas, secretária de Saúde      Foto: Célio Duarte (SECOM/PMM)

A construção da Unidade Básica de Saúde trará não apenas mais acesso à saúde, como também oportunidades de prevenção e tratamento de doenças para a população dessas comunidades.

"A importância é muito grande para nós mulheres, porque o atendimento aqui é muito bom", frisou a dona de casa Joselene Leandro, moradora da comunidade Arisco. “Nós mulheres não tínhamos uma consulta com privacidade. A gente não tinha como fazer uma prevenção aqui, não tinha um atendimento pré-natal, porque  não tínhamos um espaço adequado e agora teremos", concluiu.

Joselene Leandro, moradora da comunidade Arisco.       Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

“A nossa função é conversar com a comunidade, escutar os anseios da comunidade. Tinhamos essa solicitação de melhoria do ponto de atendimento médico, em especial para as mulheres. Levamos isso para a Secretaria de Saúde e, junto com as Secretarias de projetos e de Infraestrutura, conseguimos materializar essa ação que vai dar qualidade de vida para quem mora na zona rural", disse Faviano Moreira, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Faviano Moreira, secretário de Agricultura     Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Além disso, as presenças dessas UBSs irão fortalecer a presença do poder público nas regiões mais distantes do município, demonstrando a preocupação com a igualdade de acesso aos serviços de saúde para todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica.

“É uma grande obra que nós estamos recebendo, de grande importância, logo saúde, e a gente já tem esse atendimento, mas agora vai melhorar, o espaço vai ser melhor e eu espero que todo mundo fique grato por esse benefício”, disse Francisco Candido, representante da associação de moradores do Arisco.

Francisco Cândido, líder comunitário   Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

“Tenho 55 anos, desde que eu me entendo de gente que tem promessas. Mas agora, graças a Deus não vai ser mais promessa, vai ser realidade”,  Luzia Cristina, moradora da comunidade Picada.

Luzia Cristina, moradora da Picada 1ª

Para a agente comunitária de Saúde Neide Duarte, a construção da UBS resolve um problema histórico da comunidade. “É um sonho antigo nosso, vamos ter o nosso canto com dignidade, para os atendimentos do dentista, da sala de enfermagem para o atendimento á mulher, do médico, é sonho”, citou Neide Duarte.

Neide Duarte, agente comunitária de Saúde    Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)