quinta-feira - 29/02/2024

Prefeitura de Mossoró inicia construção de UEI na comunidade Poço 10

Por: Ítalo Mikael

A Prefeitura de Mossoró assinou a ordem de serviço e iniciou a construção do anexo da Unidade de Educação Infantil (UEI) Tia Aldaniza na comunidade Poço 10, localizada na zona rural do município, nessa quinta-feira (29).  Essa iniciativa visa atender às necessidades educacionais da região, proporcionando um ambiente adequado e seguro para as crianças em idade pré-escolar. A construção dessa unidade de ensino representa um avanço significativo para a comunidade, que terá acesso a uma educação de qualidade e contribuirá para o desenvolvimento integral das crianças. Valor total previsto: R$ 489.427,27 (quatrocentos e oitenta e nove mil quatrocentos e vinte e sete reais e vinte e sete centavos). Área do terreno: 574,08 m², área construída: 150,15 m² Previsão de entrega em 06 meses.

"Esse é um momento de extrema importância para essa comunidade do Poço 10. Os seus alunos eram assistidos na Unidade de Educação Infantil Tia Aldaniza, na Maisa, mas sempre aquela dificuldade, aquele problema de logística para deslocar crianças até a escola. De modo que, ao construir esse anexo, que é uma escola adotada de uma infraestrutura moderna, uma escola toda acessível. O município de Mossoró está reconhecendo a importância de trazer educação de qualidade também para a zona rural" , destacou Marcos Oliveira, secretário de Educação.

Marcos Oliveira, secretário de Educação

A construção do anexo da Unidade de Ensino Infantil (UEI) na Comunidade Poço 10 tem como objetivo principal proporcionar acesso à educação de qualidade para as crianças que vivem nessa área.

Além disso, busca promover o desenvolvimento infantil, valorizar a comunidade rural, reduzir a evasão escolar, estimular o desenvolvimento local, fortalecer a educação infantil, e oferecer suporte às famílias rurais.

"É um risco que corremos com nossas criancas se deslocando nessa BR. Essa obra é um sonho para nós mães, e esse risco vai acabar", citou Vanusa Silva.

Vanusa Silva

O anexo da UEI constitui-se dos seguintes ambientes: recepção; sala de aula; secretaria; e banheiros acessíveis para pessoas com deficiência (PCD), sendo um masculino e um feminino. Além disso, possui área de circulação, depósito para material de limpeza; almoxarifado; cozinha e refeitório. Com um total de 150,15 m² de área construída, a Unidade de Ensino Infantil será totalmente estruturada e equipada para oferecer uma educação de melhor qualidade à população.

"É um sonho para os moradores do Poço 10 vir a creche para a nossa comunidade", frisou Aila Dayane.

A Prefeitura de Mossoró reafirma seu compromisso com a educação e investe na melhoria da infraestrutura escolar, garantindo assim um futuro melhor para as novas gerações.

"Mostra o cuidado que a Prefeitura tem também com a zona rural, Estamos hoje aqui dando a ordem de serviço de mais uma UEI com todo cuidado aqui com as crianças e os seus pais.  Será iniciada a partir de hoje, a construção. Os mesmos cuidados que temos com a zona urbana, também temos com a zona rural. Isso é 'Mossoró Cidade Educação', isso é  'Mossoró Realiza' ", afirmou Rodrigo Lima, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) .

Rodrigo Lima, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura

O brilho nos olhos dos moradores demonstram a felicidade de ver o início da concretização de uma da comunidade.

"É bastante importante para a comunidade, para as crianças que se deslocavam daqui para outra comunidade, é muito importante, a gente batalhou bastante por essa UEI aqui", disse Aline Soares.

Aline Soares e família