segunda-feira - 10/04/2023

Prefeitura de Mossoró inicia campanha de vacinação contra Influenza

Por: Thiago Braga

Começou nesta segunda-feira (10), em Mossoró, a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. No município, a estimativa é que 112.302 pessoas sejam imunizadas, conforme os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

As pessoas que se encaixam no público-alvo da campanha devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a dose da vacina. O funcionamento das unidades acontece nos seguintes horários: das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A 25ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza visa reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação.

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

“Trabalhamos intensamente para o fortalecimento e ampliação da cobertura vacinal no nosso município. A população que se encaixa no público-alvo da campanha pode buscar uma unidade básica de saúde para se imunizar. É importante que as pessoas aptas a receber o imunizante não deixem de se proteger”, destacou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município.

Público-alvo:

• Idosos com 60 anos ou mais;

• Trabalhadores da saúde;

• Crianças (6 meses a menores de 6 anos de idade);

• Gestantes;

• Puérperas;

• Povos indígenas;

• Professores;

• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

• Pessoas com deficiência permanente;

• Caminhoneiros;

• Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso;

• Trabalhadores portuários;

• Profissionais das forças de segurança e salvamento;

• Profissionais das Forças Armadas;

• População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.