quinta-feira - 04/09/2025
Prefeitura de Mossoró entrega quarta UBS Rural na comunidade Boa Fé
Por: Edinaldo Moreno
Na tarde desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Mossoró realizou a entrega da quarta Unidade Básica de Saúde (UBS), das 12 previstas para serem construídas na zona rural do município. A obra faz parte do programa "Mossoró Realiza".
A UBS Francisca Maria Soares da Costa tem uma área construída de 99,17 metros quadrados e é composta por consultório odontológico, consultório médico, sala de procedimentos, Depósito de Material de Limpeza (DML), banheiros acessíveis, abrigo de resíduos comuns e abrigo de resíduos contaminados.
O município já entregou às UBSs rurais nas comunidades Hipólito, Cordão de Sombra e Mulunguzinho. A UBS é a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento primário e integral de saúde à população, incluindo promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
A secretária de Saúde Morgana Dantas esteve presente na entrega do equipamento e ressaltou a importância de mais uma unidade instalada na zona rural do município.
"Parece notícia repetida, mas não é. Estamos entregando a quarta unidade de saúde rural para a população totalmente equipada para o atendimento aos moradores da comunidade e também de localidades vizinhas a Boa Fé. A UBS está equipada com a sala de dentista, sala de enfermeiro, de vacinas e procedimentos, ou seja, com tudo necessário para o atendimento à população".
Titular da Secretaria de Infraestrutura do município, Rodrigo Lima salientou que a obra é uma realização do programa "Mossoró Realiza", mostrando o compromisso da Prefeitura de Mossoró com o bem-estar da população.
"A Prefeitura de Mossoró mostra seu comprometimento com a população, entregando mais uma unidade de saúde rural, agora na comunidade Boa Fé. Estamos realizando o sonho dos moradores desta comunidade em entregar essa UBS Rural".
Luzinete Varela é moradora da comunidade Boa Fé e filha da homenageada que dá nome ao equipamento de saúde. Ela falou desta homenagem à sua genitora: "O coração da gente fica feliz e, ao mesmo tempo, apertado porque não temos mais a nossa mãe, mas ela sempre foi muito guerreira, incentivou a gente a estudar, a batalhar, que pena que ela não pôde ver o nosso posto de saúde do jeito que ele está lindo e maravilhoso. Ela ia ficar muito feliz. Os atendimentos funcionavam na casa-sede e dava assistência a quem precisa", contou.
