quinta-feira - 25/09/2025

Prefeitura de Mossoró entrega à Reitoria da Ufersa cópia de decreto que criou antiga Esam

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM) Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Na manhã desta quinta-feira (25), a Prefeitura de Mossoró realizou a cerimônia de entrega do quadro com a cópia do decreto nº 003/67, que criou a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Em 2025, o decreto completou 58 anos. A Esam foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1967.

A Esam foi criada em 1967. O decreto publicado em 18 de abril foi assinado pelo então prefeito Raimundo Soares de Sousa. Dois anos depois, a Esam tornou-se parte da Rede Federal de Ensino Superior. Já em agosto de 2005, a instituição foi transformada em Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Secretária de Cultura de Mossoró, Janaína Holanda destacou a importância desta data. “É um momento muito importante para a cidade esse resgate histórico que a Prefeitura de Mossoró está fazendo, reconhecendo a importância da Ufersa que tem um corpo de servidores que trabalham na Prefeitura. É um momento muito importante para todos nós que fazemos parte da Universidade”.

Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (26). Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

O reitor da instituição de ensino superior Rodrigo Codes também ressaltou o valor histórico da entrega do decreto que criou a antiga Esam. “Esse é um momento muito importante para nós da Ufersa. Estamos aqui na Prefeitura recebendo das mãos do prefeito uma réplica do decreto de criação da nossa saudosa Escola Superior de Agricultura de Mossoró, que se transformou em Universidade Federal Rural do Semi-Árido e que neste ano estamos celebrando 20 anos que tivemos nossa escola transformada em Universidade”, contou Codes.

A réplica do documento será levada para o Memorial ESAM/UFERSA. “Nós temos uma comissão que está trabalhando todos os documentos históricos da instituição para em breve inaugurarmos no prédio central da Ufersa, que é o prédio mais antigo que está localizado na biblioteca. Nossa ideia é inaugurar em breve o Memorial ESAM/UFERSA”, encerrou o reitor da Ufersa.

Atualmente, a Ufersa conta 47 cursos de graduação. Eles estão distribuídos pelos campi de Mossoró, onde há 21 cursos, Angicos, com sete cursos, Caraúbas, com oito cursos e Pau dos Ferros, com sete cursos. Os outros quatro são Ensino a Distância (EaD).

A réplica do documento será levada para o Memorial ESAM/UFERSA. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)
Anterior Próximo